Sustainable eco friendly lifestile concept. 3d rendering of a footprint icon on fresh spring meadow with blue sky in background.

COP-26: CBA apresenta sucesso e vantagens de case de caldeira à biomassa

Inovação reduziu 43% das emissões de GEE na refinaria de alumina da empresa

Nesta terça-feira, 9 de novembro, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) apresenta o projeto de implementação da caldeira à biomassa na refinaria de alumina, localizada na cidade de Alumínio (SP), durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que acontece em Glasgow, na Escócia.

O case de sucesso foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente para compor a grade de iniciativas da indústria brasileira em uma apresentação sobre transição energética.

A transmissão online será realizada a partir de um estúdio montado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e poderá ser assistida ao vivo no canal do Ministério do Meio Ambiente no YouTube, a partir das 14h55.

O projeto da CBA, realizado em parceria com a ComBio Energia S.A em 2020, buscou substituir duas caldeiras que funcionavam a partir da queima de óleo ou gás natural por uma Unidade de Produção de Vapor (UPV) à base de biomassa (cavaco de madeira de eucalipto advindo de área de reflorestamento).

“Nossa refinaria é uma das primeiras no mundo a utilizar 100% de vapor originado de biomassa, apresentando redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), na comparação entre os resultados de 2019 e 2020. Hoje, temos uma das menores pegadas de carbono do mundo para alumina”, afirma Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA.

Na visão do executivo, a redução nas emissões de GEE mostra que os investimentos em uma matriz energética mais limpa e sustentável em todos as etapas de produção industrial podem gerar efeitos positivos para o meio ambiente.

“Isso não é benéfico apenas para a empresa, mas contribui para alcançar os resultados almejados no Acordo de Paris e preservar o meio ambiente para as futuras gerações. A mudança também representa benchmark para que outras empresas adotem inciativas relevantes como essa, contribuindo ativamente para o combate às mudanças climáticas”, explica Faria.

Veja também:

Prysmian e Nortel inovam com programa de logística reversa de cabos elétricos

O Grupo Prysmian, um dos líderes mundiais da indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, anunciou a criação de uma solução inovadora para gerenciar o excedente de cabos elétricos não utilizados por seus clientes. O programa, desenvolvido em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos do Brasil pertencente ao Grupo Sonepar, visa a

Consumo de alumínio ganha destaque no setor elétrico brasileiro

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro experimentou um significativo aumento de 11,5% no primeiro semestre de 2023, conforme revelado por estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse crescimento destaca a importância do metal em aplicações cruciais, como fios e cabos para a distribuição e transmissão de energia elétrica. Isso não apenas

Setor elétrico impulsiona o consumo de alumínio no Brasil com crescimento de 11,5%

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro registrou um aumento significativo de 11,5% no primeiro semestre de 2023, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse avanço foi estimulado pela crescente capacidade de geração de energias eólica e solar no País, resultando na demanda por cabos de alumínio para novas

Rolar para cima
Rolar para cima