construction silhouette

Construção civil impulsiona recorde no consumo de alumínio no Brasil em 2024

Setor representa a maior parcela da demanda, com 21,9%, refletindo busca por sustentabilidade nos projetos e eficiência energética

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em 2024 o consumo de produtos de alumínio no Brasil alcançou o recorde de 1,8 milhão de t. Desse total, a construção civil destacou-se como o principal segmento consumidor, respondendo por 21,9% da demanda nacional — o equivalente a 332 mil t.

O aumento significativo do setor, em face dos 9,8% e 273 mil t de 2023, reflete o aquecimento da construção civil nos últimos três anos e a crescente busca por sustentabilidade nos projetos, o que impulsiona o uso de alumínio em construções sustentáveis e eficientes energeticamente. A leveza, durabilidade e resistência à corrosão do metal o tornam ideal para fachadas, esquadrias e sistemas de ventilação.

“O crescimento do consumo de alumínio em setores estratégicos reforça o papel do metal como alicerce de uma economia mais sustentável, inovadora e eficiente. A indústria brasileira está preparada para atender essa demanda com alto desempenho e responsabilidade ambiental”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Para 2025, a ABAL projeta um cenário positivo, com expectativa de crescimento de 4,1% no consumo de produtos de alumínio em relação a 2024.

Crédito da imagem de abertura: jcomp/br.freepik.com

Veja também:

Ball avança na reciclagem de alumínio

No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, a Ball Corporation — empresa de embalagens de alumínio — anunciou um importante progresso: o teor global de material reciclado em suas latas de alumínio para bebidas subiu de 61% para 74%, um crescimento de 13%. O resultado representa um passo significativo rumo à meta

ABAL: 55 anos moldando o futuro do alumínio brasileiro

Há 55 anos, o alumínio brasileiro tem uma porta-voz dedicada à defesa, ao fortalecimento e à inovação da cadeia produtiva: a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Desde 1969, a entidade acompanha a evolução do setor, antecipa tendências, articula políticas públicas e promove a sustentabilidade para o desenvolvimento da indústria no País. A comemoração desse aniversário

Clean Cult lança embalagens de alumínio para limpadores multiúso

A fabricante americana de produtos de limpeza Clean Cult anunciou, recentemente, uma parceria estratégica com a rede varejista Costco. Trata-se do lançamento de embalagens de alumínio recarregáveis para sua linha de limpadores multiúso. De acordo com a empresa, a inovação apresenta uma opção durável e reutilizável em substituição ao plástico, sem comprometer a eficácia e

Rolar para cima
Rolar para cima