isa3 (1)

Constellium e Renault se unem no desenvolvimento de portas automotivas de alumínio

Com o projeto ISA3, Consórcio desenvolverá nova geração de portas automotivas de alumínio, mais leves, recicláveis em ciclo fechado e de menor custo

A Constellium e o Grupo Renault anunciaram parceria de trabalho em um projeto de pesquisa e desenvolvimento para soluções automotivas empregando o alumínio. O Consórcio ainda conta com a participação do ESI Group, do Institut de Soudure, e Universidade de Lorraine. 

O projeto será focado no design e desenvolvimento de portas automotivas de alumínio, as quais deverão ser 15% mais leves do que a geração atualmente disponível no mercado. Dentre os objetivos também se incluem processos que tornem a produção mais eficiente, reduzindo os atuais custos pela metade.

Batizado de ISA3 — acrônimo de Intégration de Solutions Aluminium pour Alléger les Automobiles (Soluções Integradas de Alumínio para a Redução de Peso dos Automóveis), o novo empreendimento conta com investimentos estimados em 7 milhões de euros, parcialmente financiados pelo Bpifrance, banco de investimento público francês. 

“Acreditamos que esse projeto alavancará a posição do alumínio no mercado automobilístico, uma vez que as fabricantes buscam reduzir as emissões de carbono e expandir a oferta de veículos elétricos”, declara Jack Clark, vice-presidente-sênior de Excelência de Manufatura e CTO da Constellium.

Segundo Clark, a parceria com um cliente estratégico como a Renault permitirá explorar uma série de soluções que possam ser aplicadas em grande faixa de veículos. 

“Nós precisamos diminuir o custo a cada kg que reduzimos no peso dos componentes automotivos, especialmente em relação às partes de alumínio. Isso é essencial para ampliarmos o uso desse metal no futuro e conseguir redução de peso ainda maior”, afirma Patrice Belliard, especialista de Produtos Laminados do Grupo Renault.

O objetivo mais amplo do ISA3 é intensificar a redução de peso dos veículos, acelerando a transição do aço para o alumínio, com o desenvolvimento de ligas e soluções que permitam a reciclagem de ciclo fechado.

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima