SSUCv3H4sIAAAAAAAACpySwW6DMAyG75P2DijnIsEYAfYq1Q4mSUu0NKmS0Gmq+u5zEqi8607gz/Zv/5j760tVsRmCFuyjuqcIY23MGqKHqJ1F3Bw27pWVylNy8x1vKABNIyV1dF6DoXCGKBYLF4XQrsYk/MhJFiLENaiQdtmQgKjOqFHgU6IsfCxxtSdyEjswxdiBsLDOme2oiP+rs7x8Pg2flRU/eWFixCujoBg5llL29R2Vv1BrsErtiKubE2BSQUeUQF/Bw5++q9dC2zMhLi75LruScKuNPm31NMOMc1eYTfrqJxyjdr5ACFgud05mC/wL3IXMsS5mT5sqk3icFLZdx9ue93ycmmkYh6bfCspBF406eZ1dCGPxpSV1pdMGjIvpbZ441JMauvpdtqKGthvrAfDRn9qWj4C3ePwCAAD//wMA75oemLkCAAA=

Constellium e Renault apresentam porta automotiva mais leve e sustentável

Projeto resulta em componentes inovadores, com redução de peso, custos e impacto ambiental na indústria automotiva

A Constellium anunciou a conclusão bem-sucedida do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ISA3. Iniciado em 2021, a iniciativa visava a aprimorar a leveza no design automotivo por meio do desenvolvimento de componentes automotivos de alumínio de última geração, caracterizados por sua leveza, economia e reciclabilidade.

Desenvolvido em colaboração com o , o projeto conta com o apoio financeiro do programa France Relance.Grupo Renault, o ESI Group, o Institut de Soudure (Instituto de Soldagem) e a Universidade de Lorraine na França

Porta de alumínio

Um dos principais êxitos do ISA3 é a criação de uma porta de alumínio inovadora, em parceria com a Renault. Utilizando as soluções exclusivas de liga única 6xxx laminadas e extrudadas da Constellium, a equipe de P&D conseguiu reduzir o peso da porta em 14% se comparado a uma porta de alumínio convencional usada em veículos elétricos compactos a bateria.

Ao empregar uma única série de ligas de alumínio, o design da porta possibilita a sua reciclagem em circuito fechado durante todo o seu ciclo de vida. Essa característica não apenas agiliza o processo de reciclagem, mas também ajuda a reduzir significativamente a pegada de carbono da porta. Como resultado, a nova solução apresenta diminuição de 33% no Potencial de Aquecimento Global (PAG), demonstrando o foco do projeto em promover a inovação sustentável.

Além dos avanços em leveza e sustentabilidade, é possível identificar oportunidades para otimizar os processos de produção, tornando-os mais eficientes e flexíveis. Essa otimização se reflete tanto no aprimoramento do desempenho dos componentes como na redução de custos.

Segundo Patrice Belliard, especialista em Produtos Planos do Grupo Renault, o projeto ISA3 foi fundamental para demonstrar como as soluções de alumínio podem contribuir para diminuir peso e custo na fabricação de automóveis.

“As inovações alcançadas por meio dessa colaboração demonstram o potencial transformador do alumínio para apoiar a descarbonização da indústria automotiva, ao mesmo tempo que oferece benefícios de custo”, declara Ludovic Piquier, vice-presidente-sênior de Excelência em Fabricação e diretor técnico da Constellium.

Crédito da imagem de abertura: Michael/stock.adobe.com

Veja também:

ABAL: 55 anos moldando o futuro do alumínio brasileiro

Há 55 anos, o alumínio brasileiro tem uma porta-voz dedicada à defesa, ao fortalecimento e à inovação da cadeia produtiva: a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Desde 1969, a entidade acompanha a evolução do setor, antecipa tendências, articula políticas públicas e promove a sustentabilidade para o desenvolvimento da indústria no País. A comemoração desse aniversário

Clean Cult lança embalagens de alumínio para limpadores multiúso

A fabricante americana de produtos de limpeza Clean Cult anunciou, recentemente, uma parceria estratégica com a rede varejista Costco. Trata-se do lançamento de embalagens de alumínio recarregáveis para sua linha de limpadores multiúso. De acordo com a empresa, a inovação apresenta uma opção durável e reutilizável em substituição ao plástico, sem comprometer a eficácia e

Rolar para cima
Rolar para cima