Czinger_21C_front-_low_1 (1)

Conheça o Czinger C21, hipercarro de alumínio feito em impressoras 3D

Maior parte das peças da estrutura do veículo é de liga de alta resistência

A Czinger, startup americana que desenvolveu o C21 — veículo esportivo de alta performance produzido a partir de um inovador sistema de produção baseado em manufatura aditiva metálica — revelou algumas especificações do modelo. Anunciado em março de 2020, o hipercarro deve ter a primeira das 80 unidades que serão fabricadas entregue no final deste ano.

A maior parte das peças estruturais do Czinger C21 é produzida em impressoras 3D, com liga de alumínio de alta resistência. Também são usadas ligas de titânio e níquel-cromo, além de fibra de carbono.

Cada componente impresso foi desenvolvido a partir de engenharia computadorizada usando inteligência artificial, de modo a otimizar a sua resistência e o peso. A estrutura em si tem apenas 120 kg, enquanto o peso total do veículo, em ordem de marcha, é de 1.250 kg.

O Czinger C21 é equipado com um powertrain híbrido, composto por um motor V8 a combustão de 2,9 litros, com dois turbos, que traciona as rodas do eixo traseiro e trabalha em conjunto com um motor elétrico e um sistema de regeneração de energia. Duas unidades elétricas são responsáveis por acionar, individualmente, as rodas do eixo dianteiro.

A potência total combinada é de 1.250 cv, com a impressionante relação peso/potência de 1:1. O Czinger C21 atinge velocidade máxima de 452 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 1,9 segundos.

O motor a combustão, desenvolvido pela Czinger e que pode utilizar uma grande variedade de combustíveis, incluindo a gasolina sintética (conhecida como e-fuel, não polui) é conectado a uma transmissão sequencial automatizada de sete velocidades.

Curiosamente, o modelo possui dois lugares em linha — o passageiro senta-se atrás do motorista.

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima