congresso_materia

Congresso Internacional do Alumínio abordará os conceitos de potência, inovação, sustentabilidade e transformação em sua edição de 2024

Sob a ideia de “Juntos, somos…”, ABAL traz uma programação inovadora

Promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o 9º Congresso Internacional do Alumínio já tem data e local confirmados: dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: ABAL realiza 9º Congresso Internacional do Alumínio: São Paulo será palco das discussões cruciais para o setor

Reconhecido como o principal evento do setor na América Latina, o encontro consolida-se como um fórum crucial para discussões sobre tendências, desafios e oportunidades na indústria do alumínio no Brasil e no mundo, reunindo líderes empresariais envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva e consumidora do alumínio, além de especialistas, acadêmicos, representantes de entidades governamentais, instituições internacionais e membros da sociedade civil.

Para a edição deste ano, a ABAL tem um conceito criativo e inovador que servirá como guia na ocasião: “Juntos, somos…”

Isso significa que a proposta central do congresso parte do conceito de contínuo, representando a ideia de que nada comporta descontinuidades absolutas, e nenhuma parte isolada tem a capacidade de representar o todo. Nesse contexto, o contínuo torna-se uma figura topológica na qual os indivíduos estão todos fundidos, ou seja, estão “juntos”.

A logomarca do evento, por exemplo, representada pelo ícone do infinito, ensaia em suas dimensões e contornos um abraço sem começo nem fim, simbolizando a continuidade e a união de todos os componentes da cadeia do alumínio, elementos da estrutura fundamental de toda a indústria.

O congresso estruturou-se em quatro eixos temáticos, todos alinhados a esse conceito de que “juntos, somos…”:

Juntos, somos potência: Esse eixo abordará questões de competitividade e tendências na indústria do alumínio.

Juntos, somos inovação: Explorando tecnologia, inovação e indústria 4.0, o congresso destacará as últimas tecnologias que estão transformando o cenário do alumínio.

Juntos, somos sustentabilidade: Com foco em descarbonização, economia circular e relações com a comunidade, discutirá como a indústria pode promover coletivamente a sustentabilidade para um futuro mais verde.

Juntos, somos transformação: Além das fronteiras técnicas, esse eixo abordará desenvolvimento humano, diversidade e inclusão, temas que moldam a próxima era da indústria do alumínio.

Os participantes terão a oportunidade única de se aprofundar nessas discussões e contribuir para o avanço da indústria. O evento, que se tornou referência no setor, reafirma o compromisso de seguir juntos, promovendo o alumínio como peça fundamental para um futuro mais sustentável.

Programação 

No dia 9 de abril, a abertura solene, às 8h30, dará início a um dia repleto de discussões sobre os eixos “Juntos, somos potência” e “Juntos, somos inovação”.

Na parte da manhã, o painel 1 abordará as perspectivas do setor do alumínio e a neoindustrialização do Brasil, enquanto o 2 falará sobre o cenário nacional da indústria do alumínio e o 3 discutirá ações para um Brasil mais eficiente potencializando a competitividade nacional e reduzindo o Custo Brasil.

À tarde, o foco será em inovação, com o painel 1 explorando como o alumínio revoluciona a mobilidade e construções verdes. Em seguida, o painel 2 mergulhará na transformação digital e seus desafios, enquanto o 3 discutirá a inovação como motor para o desenvolvimento da indústria e o 4 falará sobre a eficiência energética e as boas práticas e tecnologias que promovem a sustentabilidade.

No segundo dia, o foco será nos eixos “Juntos, somos sustentabilidade” e “Juntos, somos transformação”.

Na parte da manhã, o painel 1 abordará a economia circular e o poder da reciclagem no suprimento de alumínio, destacando seu papel na redução de impactos sociais, econômicos e ambientais. Já os painéis 2 e 3 explorarão o alumínio como caminho para descarbonização e a transição energética, além de abordar alternativas sustentáveis para a reabilitação de áreas mineradas e conservação da biodiversidade. Nesse dia, a programação inclui ainda uma exposição imersiva das 12h20 às 13h40.

À tarde a programação focará em transformação. Os painéis 1 e 2 discutirão a atração e formação de talentos, bem como a importância da diversidade e a inclusão na indústria. O painel 3 destacará empresas que fazem a diferença, concentrando-se em criar legados positivos e sustentáveis para suas comunidades locais. O congresso encerrará com o painel 4, um keynote inspiracional sobre as tendências e o impacto dos avanços tecnológicos na sociedade, explorando as fronteiras do alumínio para um futuro mais sustentável e eficiente.

Não deixe de participar dessa experiência enriquecedora e visionária. Para mais informações sobre inscrições e programação, acesse o site oficial do congresso.

Fotos: Divulgação ABAL

Veja também:

Brasil lança primeira norma de qualidade mundial para latas de alumínio

No dia 4 de novembro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a primeira norma técnica de qualidade para o setor de latas de alumínio para bebidas. A norma ABNT NBR 17194 — Embalagem de alumínio – Latas para bebidas coloca o Brasil como pioneiro mundial na regulamentação da qualidade para esse setor. Visando

Piscina de centro esportivo tem cobertura retrátil de alumínio

A piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, na Zona Sul de São José dos Campos, no interior de São Paulo, está recebendo uma moderna cobertura retrátil feita de alumínio. A estrutura modular, conhecida como cobertura telescópica, é a maior do País. Com 32 m de comprimento e 18 de largura, ela permitirá o uso

Brasil sai na frente com apoio do ITA para financiar descarbonização da indústria

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em parceria com o Acelerador de Transição Industrial (ITA – Industrial Transition Accelerator, em inglês), vem fomentando projetos de descarbonização na indústria brasileira de alumínio. Lançado durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, em dezembro de 2023, o ITA é uma iniciativa global

Rolar para cima
Rolar para cima