congresso_materia

Congresso Internacional do Alumínio abordará os conceitos de potência, inovação, sustentabilidade e transformação em sua edição de 2024

Sob a ideia de “Juntos, somos…”, ABAL traz uma programação inovadora

Promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o 9º Congresso Internacional do Alumínio já tem data e local confirmados: dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: ABAL realiza 9º Congresso Internacional do Alumínio: São Paulo será palco das discussões cruciais para o setor

Reconhecido como o principal evento do setor na América Latina, o encontro consolida-se como um fórum crucial para discussões sobre tendências, desafios e oportunidades na indústria do alumínio no Brasil e no mundo, reunindo líderes empresariais envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva e consumidora do alumínio, além de especialistas, acadêmicos, representantes de entidades governamentais, instituições internacionais e membros da sociedade civil.

Para a edição deste ano, a ABAL tem um conceito criativo e inovador que servirá como guia na ocasião: “Juntos, somos…”

Isso significa que a proposta central do congresso parte do conceito de contínuo, representando a ideia de que nada comporta descontinuidades absolutas, e nenhuma parte isolada tem a capacidade de representar o todo. Nesse contexto, o contínuo torna-se uma figura topológica na qual os indivíduos estão todos fundidos, ou seja, estão “juntos”.

A logomarca do evento, por exemplo, representada pelo ícone do infinito, ensaia em suas dimensões e contornos um abraço sem começo nem fim, simbolizando a continuidade e a união de todos os componentes da cadeia do alumínio, elementos da estrutura fundamental de toda a indústria.

O congresso estruturou-se em quatro eixos temáticos, todos alinhados a esse conceito de que “juntos, somos…”:

Juntos, somos potência: Esse eixo abordará questões de competitividade e tendências na indústria do alumínio.

Juntos, somos inovação: Explorando tecnologia, inovação e indústria 4.0, o congresso destacará as últimas tecnologias que estão transformando o cenário do alumínio.

Juntos, somos sustentabilidade: Com foco em descarbonização, economia circular e relações com a comunidade, discutirá como a indústria pode promover coletivamente a sustentabilidade para um futuro mais verde.

Juntos, somos transformação: Além das fronteiras técnicas, esse eixo abordará desenvolvimento humano, diversidade e inclusão, temas que moldam a próxima era da indústria do alumínio.

Os participantes terão a oportunidade única de se aprofundar nessas discussões e contribuir para o avanço da indústria. O evento, que se tornou referência no setor, reafirma o compromisso de seguir juntos, promovendo o alumínio como peça fundamental para um futuro mais sustentável.

Programação 

No dia 9 de abril, a abertura solene, às 8h30, dará início a um dia repleto de discussões sobre os eixos “Juntos, somos potência” e “Juntos, somos inovação”.

Na parte da manhã, o painel 1 abordará as perspectivas do setor do alumínio e a neoindustrialização do Brasil, enquanto o 2 falará sobre o cenário nacional da indústria do alumínio e o 3 discutirá ações para um Brasil mais eficiente potencializando a competitividade nacional e reduzindo o Custo Brasil.

À tarde, o foco será em inovação, com o painel 1 explorando como o alumínio revoluciona a mobilidade e construções verdes. Em seguida, o painel 2 mergulhará na transformação digital e seus desafios, enquanto o 3 discutirá a inovação como motor para o desenvolvimento da indústria e o 4 falará sobre a eficiência energética e as boas práticas e tecnologias que promovem a sustentabilidade.

No segundo dia, o foco será nos eixos “Juntos, somos sustentabilidade” e “Juntos, somos transformação”.

Na parte da manhã, o painel 1 abordará a economia circular e o poder da reciclagem no suprimento de alumínio, destacando seu papel na redução de impactos sociais, econômicos e ambientais. Já os painéis 2 e 3 explorarão o alumínio como caminho para descarbonização e a transição energética, além de abordar alternativas sustentáveis para a reabilitação de áreas mineradas e conservação da biodiversidade. Nesse dia, a programação inclui ainda uma exposição imersiva das 12h20 às 13h40.

À tarde a programação focará em transformação. Os painéis 1 e 2 discutirão a atração e formação de talentos, bem como a importância da diversidade e a inclusão na indústria. O painel 3 destacará empresas que fazem a diferença, concentrando-se em criar legados positivos e sustentáveis para suas comunidades locais. O congresso encerrará com o painel 4, um keynote inspiracional sobre as tendências e o impacto dos avanços tecnológicos na sociedade, explorando as fronteiras do alumínio para um futuro mais sustentável e eficiente.

Não deixe de participar dessa experiência enriquecedora e visionária. Para mais informações sobre inscrições e programação, acesse o site oficial do congresso.

Fotos: Divulgação ABAL

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima