A Maxion Wheels trouxe para as suas plantas paulistas de Limeira e Santo André (Grande ABC) a RRT (reduced rim technology). Trata-se de uma tecnologia que permite a produção de aros de apenas 2,15 mm e viabiliza rodas de alumínio até 1 kg mais leves – com diminuição de 4 a 5 kg no peso total do veículo.
O método, já utilizado pela companhia na Europa, remove o material estruturalmente desnecessário, sem perda de estilo, durabilidade e desempenho, conforme comprovado por testes realizados para homologação do produto para as montadoras.
“Trabalhamos constantemente para atender as necessidades da indústria automotiva em diversas frentes, incluindo design, tecnologia e uso de materiais alternativos para redução de peso”, afirma Franz Spring, diretor de Engenharia da Maxion Wheels, e um dos responsáveis pelo projeto que trouxe a RRT para o Brasil.
Como a redução de emissões de CO2 é uma das exigências do Programa Rota 2030, o peso do veículo é um fator chave nesse processo — e as rodas de alumínio ainda mais leves, também, pois contribuem para a redução da massa suspensa, frisa Spring.