Inauguração Coopersul (1)

Com apoio do Instituto Alcoa, Recicla Vidas tem início em Minas Gerais

Iniciativa busca melhorar a qualidade de vida de catadores e recicladores

A Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas (Coopersul) inaugurou o Recicla Vidas, projeto que visa à melhoria da qualidade de vida das pessoas que atuam na área de reciclagem. A automação do trabalho e o aumento do ganho real com a venda de resíduos estão entre os objetivos do projeto.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Alcoa, doador de cerca de R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos por meio Programa de Apoio a Projetos Locais.

“Além de estar alinhado com um dos focos de atuação da nossa entidade, Geração de Trabalho e Renda, esse projeto é um exemplo de que, quando todos se unem, nada é impossível. É emocionante ver o resultado da parceria de tantas empresas e organizações”, testemunha Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa em Poços de Caldas (MG).

Além das melhorias, o Recicla Vidas também viabilizou a instalação de uma usina de compostagem. Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Unimed Poços e Fertilizantes Yoorin, o engenho transforma o lixo orgânico em adubo.  

“O adubo que produzimos é trocado por material reciclável ou doado, sendo que a pessoa que recebe nos retribui com um valor simbólico. Também já estamos em contato com floriculturas e prefeituras para a comercialização do adubo”, conta Elizabete Costa, vice-presidente da Coopersul.

Veja também:

Alumínio leva design, praticidade e sustentabilidade a utensílios de cozinha

O alumínio também se faz presente no dia a dia das pessoas por meio dos utensílios para cozinha. E esse segmento inclui desde as tradicionais panelas e assadeiras até itens como conchas, escumadeiras e talheres desenvolvidos para atender perfis distintos de consumidores. “O alumínio é um ótimo condutor térmico e uma das principais soluções para

Novelis constrói parque urbano em Ouro Preto (MG)

A Novelis – companhia que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio – e a prefeitura de Ouro Preto (MG) assinaram um contrato de comodato e promessa de doação do Parque Urbano das Candeias, instalado no antigo depósito de rejeitos da Alcan, no bairro Jardim Alvorada. Reabilitado ambientalmente, o espaço passa a constituir

Projeto Manejo de Copaíba, da MRN, promove a capacitação e geração de renda para comunidades quilombolas

O Projeto Manejo de Copaíba – realizado pela Mineração Rio Norte (MRN) desde 2010 – tem como objetivo levar às comunidades do Território Quilombola de Alto Trombetas II, no município de Oriximiná, no oeste do Pará, capacitação e assessoria técnica para exploração sustentável do óleo-resina proveniente da árvore.  A iniciativa também prevê a realização de

Rolar para cima