Exterior-2

Com apoio da Novelis, Ball construirá laboratório de economia circular em Fernando de Noronha

Espaço combinará pré-processamento de latas de alumínio, novas tecnologias e atividades socioeducativas

A Ball Corporation anunciou na última quarta-feira, dia 20 de outubro, o início da construção do laboratório Vadelata Pelo Planeta, na Ilha de Fernando de Noronha (PE).

O projeto será executado em parceria com a Administração de Fernando de Noronha e o Consórcio Noronha Pelo Planeta. Além disso, será copatrocinado pela Novelis, AMA (água mineral da Ambev) e Minalba. 

Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2022, o espaço multiuso de 400 m2 vai centralizar a coleta de latas de alumínio da ilha – com expectativa de reciclar cerca de 50 t no primeiro ano – a partir de um modelo inovador e sustentável.

Isso vai ocorrer por meio de pontos de entrega voluntária disponíveis para consumidores e grandes geradores, como bares, hotéis e restaurantes; agendamento de coleta por aplicativo móvel; transporte de latas em ecobags retornáveis e veículos elétricos.

No laboratório, as latas serão limpas, prensadas e transportadas para uma planta da Ball no Recife e, em seguida, para um centro de reciclagem da Novelis em São Paulo, onde serão transformadas em novas bobinas, garantindo o reaproveitamento total dos resíduos de alumínio que, em apenas 60 dias, se tornam novas latas nos mercados. 

Vale ressaltar que todo o valor da venda da sucata de latas será revertido para financiar a própria coleta, desonerando a Administração de Noronha. Há previsão para a realização de projetos sociais e educacionais para a comunidade local.

O laboratório servirá também como base para demonstração de novas tecnologias que suportam a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono.   

“A lata de alumínio é a embalagem mais reciclada do mundo e, como acreditamos em um mundo com mais consciência, queremos colaborar com o esforço da ilha para construir um espaço de convivência sustentável. Ao formar uma grande rede de consumo consciente, fomentamos a economia circular e podemos avançar como um planeta cada vez mais saudável”, declara Fauze Villatoro, vice-presidente Comercial e de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul.

Veja também:

Ball Corporation divulga embalagens de aerossol em feira de cosméticos

Os novos itens da linha de produtos de alumínio extrudado da Ball Corporation poderão ser vistos na FCE Cosmetique, principal feira para o setor de cosméticos da América Latina, a ser realizada em São Paulo, de 30 de novembro até 2 de dezembro. Patenteada pela companhia, a tecnologia Real incorpora conteúdo reciclado em latas de

Ardagh conclui ampliação da fábrica de Jacareí (SP) e mira expansões na Bahia e Amazonas

A multinacional Ardagh Metal Packaging (AMP) finalizou, em novembro, a segunda fase de ampliação da capacidade produtiva de latas de alumínio da fábrica de Jacareí (SP). O objetivo é atender a alta na demanda por embalagens metálicas para bebidas. O investimento está alinhado à estratégia de crescimento da empresa no Brasil, que também prevê, até

Olivia Saladas entrega pedidos em marmitas de alumínio e incentiva o reuso

Com duas unidades na cidade do Rio de Janeiro e uma em São Paulo, o Olivia Saladas foca na gastronomia orgânica para refeições rápidas sem abrir mão de práticas sustentáveis. Todos os impactos de sua atividade são considerados, desde a origem dos ingredientes até a entrega do pedido para o consumidor final, enviado dentro de

Rolar para cima