HYDRO-NO-ICSOBA-1

Colaboradores brasileiros da Hydro participam de conferência na Rússia

Em sua 37ª edição, a Conferência Icsoba, de estudos da bauxita, alumina e alumínio, enfatizou os avanços nos campos ambiental e de segurança

A multinacional Hydro enviou colaboradores brasileiros à 37ª Conferência Icsoba 2019 (International Committee for Study of Bauxite, Alumina & Aluminium — Comitê Internacional para o Estudo de Bauxita, Alumina e Alumínio), realizada de 16 a 20 de setembro na cidade de Krasnoyarsk, na Rússia. Este ano, o evento discutiu o desenvolvimento de pesquisas voltadas à produção, melhorias de custo e produtividade, com ênfase nos avanços em meio ambiente e segurança.

Os profissionais brasileiros da Hydro abordaram na conferência o status da mineração de bauxita, refino de alumina e produção de alumínio. Victor Barbosa, analista Ambiental da Mineração Paragominas, apresentou o case do BRC, Consórcio de Pesquisa de Biodiversidade Brasil-Noruega, formado pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega), Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal Rural da Amazônia. Barbosa abordou os principais resultados de três projetos em andamento do consórcio, cujo programa de pesquisa para conservação da biodiversidade é conectado às operações de mineração da Hydro: Monitoramento de mamíferos terrestres, em que foram registradas 25 espécies, das quais 11 são de interesse de conservação; Avaliação de componentes químicos da madeira armazenada; e Biodiversidade de aves, que resultou no registro de 240 espécies.

Por sua vez, Breno Castilho, consultor de Geotecnia da Mineração Paragominas, divulgou três trabalhos, sendo um deles sobre as instalações e técnicas de disposição de rejeitos de bauxita. Nele, destacou as melhorias implementadas pela Hydro no gerenciamento de rejeitos e de resíduos de bauxita — o sistema de barragens RP1, na Mineração Paragominas, além dos filtros prensa e os depósitos de resíduos na Alunorte, em Barcarena, ambos no Estado do Pará.

Em sua conferência, Maria Daniely Silva, analista Operacional da Mineração Paragominas, focou nas informações sobre o desenvolvimento de relatórios de inteligência de negócios para o gerenciamento de indicadores de resultados na operação, os KPIs. “São ferramentas que apoiam a tomada de decisão, com dados precisos e em tempo real”, ressaltou. Já a supervisora de Processo da Mineração Paragominas, Pâmela Costa, apresentou um estudo sobre gerenciamento de recursos hídricos em mineração de bauxita, com ênfase nas melhorias realizadas da captação à disponibilidade de água para operação da empresa.

A Icsoba, associação reconhecida internacionalmente e sem fins lucrativos, reúne profissionais das principais empresas produtoras de bauxita, alumina e alumínio, incluindo pesquisadores e consultores de todo o mundo. A entidade promove o intercâmbio de ideias e resultados do trabalho de diferentes áreas de pesquisa relacionadas à exploração e mineração.

Crédito da imagem: Divulgação Hydro

Veja também:

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Futuro promissor é tema da cerimônia de abertura do 9º Congresso Internacional do Alumínio

Começou na manhã desta terça-feira, 9 de abril, no Hotel Unique, na capital paulista, o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A cerimônia de abertura trouxe a tônica do evento, pautado no potencial do setor, em sua capacidade de inovação e transformação, além da responsabilidade ambiental e social. Subiram

Rolar para cima
Rolar para cima