CBA_maio2018_0658

CBA recebe selo ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

Empresa se consolida abaixo da média mundial na emissão de GEE

Pela 3ª vez consecutiva, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) conquistou o selo ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol. Desde 2018, a empresa divulga de forma voluntária os resultados do seu inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE) no Registro Público de Emissões, plataforma online em que estão disponíveis os dados das companhias participantes do programa. 

Atualmente, no processo de eletrólise da CBA são geradas 2,56 t de CO2e para cada t de alumínio líquido produzida. Globalmente, as emissões desse processo são de 12 t CO2e, de acordo com dados do International Aluminium Institute (IAI).

“Manter uma matriz energética renovável e ter uma emissão muito abaixo da média de mercado faz parte do nosso propósito de produzir alumínio que transforma vidas. Significa que estamos entregando para o mercado um alumínio mais sustentável, beneficiando os targets de sustentabilidade de outros fabricantes de diversos setores da economia, além de gerar impactos socioambientais positivos para toda a cadeia”, explica Luís Jorge, diretor do Negócio de Produtos Primários da CBA. 

A partir deste ano, a CBA deve reduzir ainda mais a emissão, com a utilização de 100% de vapor originado de biomassa na sua refinaria.

O GHG Protocol, ferramenta globalmente utilizada para qualificar e gerenciar emissões de gases do efeito estufa (GEE), foi adaptada ao contexto brasileiro. O seu objetivo é aumentar a transparência na divulgação dos dados, estabelecer benchmarks setoriais e sensibilizar o público para a questão das mudanças climáticas.

Veja também:

Pesquisadores e profissionais do setor de alumínio são premiados durante o 9º Congresso Internacional

No encerramento do 9º Congresso Internacional do Alumínio, ocorrido em 10 de abril, uma cerimônia especial foi reservada para reconhecer os destaques técnicos apresentados nos dois dias do evento. Quatro estudos foram agraciados com o prêmio de “Melhores Trabalhos Técnicos”, destacando a relevância e inovação das pesquisas realizadas. Rafael Salomão, da Universidade de São Paulo

Miles Prosser, do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), projeta maior uso do alumínio em escala global

Durante o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e que atraiu mais de 550 participantes nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Miles Prosser, secretário-geral do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), enfatizou as projeções que indicam um aumento significativo na escala mundial

Rolar para cima
Rolar para cima