A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela produção do alumínio presente nas embalagens longa vida (UHT) do Toddynho e da Kero Coco, uniu-se à PepsiCo, detentora desses produtos, e à Tetra Pak, fabricante de embalagens, com o intuito de impulsionar a reciclagem desses materiais em todo o Brasil.
A iniciativa, que conta com a participação da Eureciclo, empresa de impacto socioambiental, viabilizará um valor mais atrativo na compra das embalagens pós-consumo para as organizações de catadores e operadores de reciclagem. E ainda contribuirá com a profissionalização do setor, oferecendo treinamentos e suporte técnico. O objetivo é aumentar a recuperação desse tipo de resíduo, promovendo benefícios ambientais e sociais, como a circularidade das embalagens e a geração de renda para catadores e cooperativas.
Nesse projeto, a CBA não só participará de um esforço conjunto para recolher, classificar e reciclar as caixinhas pós-consumo, mas também terá um papel fundamental ao introduzir uma nova tecnologia capaz de separar o alumínio dos demais componentes das embalagens longa vida, como plástico e papel. Ao utilizar essa técnica, será possível aumentar o aproveitamento dos materiais presentes nas caixinhas, contribuindo com a criação de um ciclo de produção mais sustentável, em que os materiais reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva.
Além dos esforços da indústria, o projeto incentiva os consumidores a se engajar na reciclagem. Por meio de campanhas nas redes sociais das marcas Toddynho e Kero Coco, a PepsiCo almeja conscientizar o público sobre a importância de separar e limpar as embalagens antes do descarte.
Foto: Divulgação