Digital twin industrial technology and manufacturing automation technology. 3d render cobot robotic arm.

CBA investe no Digital Twin para otimizar processos fabris

Por meio de modelo digital, tecnologia permite melhorar desempenho antes mesmo da instalação da unidade física

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está investindo em mais uma inovação: o Digital Twin. Trata-se de uma tecnologia que cria uma cópia gêmea da unidade física no meio digital, importando desde processos a maquinários, com possibilidades de otimização.

Na fábrica de Alumínio (SP), a empresa fez o uso da tecnologia seis meses antes de começarem as operações na planta de destilação e, após curto tempo de implementação, a CBA já estimou retorno financeiro de cerca de R$ 1,5 milhão em um ano.

O modelo digital foi construído em apenas três meses, sem necessidade de investimentos extras. Para a criação do projeto, a CBA montou uma equipe de três profissionais, os quais desenvolveram a planta integralmente em python (linguagem Open Source de propósito geral) e a colocaram em funcionamento.

Como resultado, o gêmeo digital da unidade de destilação encurtou o tempo de alcance do seu rendimento máximo, fazendo com que, em apenas três meses de operação, a cópia digital alcançasse o desempenho previsto no projeto. Caso fosse realizado diretamente na planta física, esse tempo se estenderia para um período de oito meses a um ano. 

Devido ao sucesso da iniciativa, a CBA está trabalhando em simuladores digitais para componentes de um dos seus principais laminadores – uma máquina que atua nos primeiros estágios de redução de espessura do alumínio solidificado. O objetivo é evitar quebras, estender o tempo de vida e mitigar riscos de paradas de operação. A previsão é de que neste ano seja concluído esse gêmeo digital do laminador. 

O Digital Twin faz parte do investimento total de R$ 27,3 milhões que a empresa direcionou para projetos de transformação digital. 

Crédito da imagem de abertura: Murrstock/Adobe.stock.com

Veja também:

MRN e Companhia de Gás do Pará unem forças para explorar gás natural

Com o intuito de aprimorar de forma contínua suas operações rumo a um futuro mais sustentável, a Mineração Rio do Norte (MRN) e a Companhia de Gás do Pará firmaram, em março, um Memorando de Entendimento (MoU) com duração de um ano. O objetivo é avaliar a viabilidade do uso de gás natural nas atividades

CBA promove curso sobre educação ambiental

De 20 a 21 de março, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) organizou o 22º Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo. A ação, integrante do Programa de Educação Ambiental (PEA), é realizada em parceria com o Instituto Moleque Matreiro visando a

Alcoa oficializa programa Parque de Portas Abertas em Poços de Caldas (MG)

Em 2024, por meio do programa Parque de Portas Abertas (PDPA), a Alcoa Poços de Caldas, em Minas Gerais, pretende fortalecer seus laços com as comunidades de forma oficial. Escolas, organizações e moradores da região que tiverem interesse em conhecer o parque poderão se inscrever no edital da empresa para visitas. Os passeios ocorrem regularmente

Rolar para cima
Rolar para cima