Em entrevista ao Liderança Digital, série promovida pelo Valor Econômico, Ricardo Carvalho, presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), falou sobre a importância das novas tecnologias para maior competitividade da indústria do metal.
Segundo o dirigente, a empresa lançou a jornada CBA 4.0 em 2018, que envolve pessoas, processos, tecnologia e cibersegurança, e trabalha atualmente com dois projetos com Inteligência Artificial (IA) para a evolução dos controles dos processos da refinaria de alumina e dos fornos para produção de alumínio.
“São duas revoluções importantes de competitividade que a tecnologia pode trazer no processo de produção do alumínio. Mas temos usado também a Internet das Coisas (IoT) no projeto Supply Digital, onde fizemos diversas evoluções desde o pedido até a entrega do produto para os clientes”, acrescenta Carvalho.
A CBA tem promovido ainda ações de estímulo e engajamento de profissionais em uma cultura de maior inovação e captura de oportunidades. A empresa realiza o projeto Potenciar, que reúne jovens talentos e alguns profissionais experientes, e trouxe, na última edição, o desafio de avaliação de oportunidades dentro do contexto 4.0.
A Semana da Inovação, para agregar novas ideias sobre o tema, é outra iniciativa da companhia nesse sentido.
Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.