AdobeStock_179849585

CBA faz parceria com empresa de logística para transporte ferroviário de bauxita

Matéria-prima partirá das minas da companhia e seguirá até fábrica em Alumínio (SP)

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a empresa de soluções logísticas VLI fecharam parceria que permitirá o transporte ferroviário de 1,5 milhão de t de minério de bauxita, conforme noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O transporte partirá das minas da própria CBA, em Barro Alto (GO) e Poços de Caldas (MG), e seguirá até a fábrica da companhia no município de Alumínio (SP). Para levar adiante o projeto, a extensão dos trens foi ampliada de setenta para noventa vagões. Processos de carga, descarga e circulação também foram aperfeiçoados.

A reportagem de O Estado de S. Paulo informou também que a CBA está investindo R$ 5 milhões em uma linha ferroviária adicional no pátio da fábrica de Alumínio, o que permitirá ampliar a capacidade de movimentação e acomodação dos trens e reduzir o tempo de permanência em pátios intermediários.

Por sua vez, a VLI aumentará a capacidade de fluxo, com a modernização do parque de locomotivas, ampliação da frota de vagões e a construção de novos pátios ferroviários na malha.

LEIA TAMBÉM:
Novelis firma parceria para operação de seu novo terminal ferroviário

Veja também:

Pesquisadores e profissionais do setor de alumínio são premiados durante o 9º Congresso Internacional

No encerramento do 9º Congresso Internacional do Alumínio, ocorrido em 10 de abril, uma cerimônia especial foi reservada para reconhecer os destaques técnicos apresentados nos dois dias do evento. Quatro estudos foram agraciados com o prêmio de “Melhores Trabalhos Técnicos”, destacando a relevância e inovação das pesquisas realizadas. Rafael Salomão, da Universidade de São Paulo

Miles Prosser, do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), projeta maior uso do alumínio em escala global

Durante o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e que atraiu mais de 550 participantes nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Miles Prosser, secretário-geral do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), enfatizou as projeções que indicam um aumento significativo na escala mundial

Rolar para cima
Rolar para cima