Confira-as-fotos-do-prêmio-As-100-Inovadoras-no-Uso-de-TI-2018

CBA está entre as 100+ Inovadoras no uso do TI

Premiação realizada no IT Forum X consagra a empresa na categoria de Siderurgia, Metalurgia e Mineração

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é uma das vencedoras do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI. A empresa classificou-se em 3º lugar na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração e conquistou a 58ª posição na classificação geral — o ranking avalia projetos de TI (tecnologia da informação) com impactos em inovação aos negócios de empresas brasileiras. A premiação, organizada pelo Grupo IT Mídia em parceria com a PwC, foi realizada dentro do evento de tecnologia IT Forum X deste ano, nos dias 16 e 17 de outubro, em São Paulo.

Participando pela primeira vez, e representada por seu gerente de TI, Luis Carlos Maldaner, a CBA recebeu a condecoração em razão do projeto de Supply Digital, uma das etapas dos aprimoramentos de diversos pontos da cadeia produtiva, em vigor desde 2018. Com o propósito de aperfeiçoar a conectividade de toda a rede logística, atribuindo a ela um sistema de menor risco e maior agilidade, o projeto abrange um conjunto de ferramentas com enfoque em facilitar o relacionamento direto da empresa com seus clientes.

As iniciativas que constituem o Supply Digital englobam mudanças de infraestrutura, reposicionamento e aumento do número de antenas para ampliação de sinal, além de repaginação de setores, como os de segurança, planejamento e armazenamento.

Um dos destaques é o novo sistema de rastreio de mercadoria, que permite maior controle na gestão de riscos, reduzindo assim o índice de roubos de carga. Além disso, para agendamento foi disponibilizado um portal em que transportadoras e clientes conseguem programar seus horários de carregamento. Os clientes podem rastrear veículos por meio do aplicativo Minhas Entregas.

Outra etapa do programa é a integração do plano logístico ao S&OP (planejamento de vendas e operações, em português), o que redefiniu estratégias a partir de inputs mercadológicos, baseados em D+2, ou seja, como deve ser olhado o planejamento de hoje até dois dias à frente. O processo aprimorou bids e celebrou contratos com transportadoras fixas, tanto por raio de entrega, como por expertise na região de atuação.

Já no segmento de armazenamento, os produtos de alumínio primários, como lingotes, tarugos e vergalhões, ganharam um estudo prévio para melhorias em suas disposições e no fluxo de veículos, além de instalações de câmaras e infraestrutura de TI, como a programação de remessa e o Yard Logistics, solução do S&OP implementado para desempenhar a gestão de todo o pátio, diretamente conectado com o portal de agendamentos.

Em geoposicionamento, programado para o começo de novembro, a CBA realizou um mapeamento de maior eficiência do tempo e gargalo de cada uma das atividades logísticas de dentro da fábrica, ou seja, seu tempo de permanência — monitoramento e repasse de informações são feitos em tempo real.

Todas as ações do Supply Digital promovem, de acordo com a CBA, a sustentabilidade da cadeia ao agregar ideias e gerar valor. O ganho de desempenho de entregas com clientes também é uma das conquistas do projeto, o qual já é reconhecido e refletido no aumento da satisfação.

 

Crédito da imagem: Divulgação

Veja também:

Pesquisadores e profissionais do setor de alumínio são premiados durante o 9º Congresso Internacional

No encerramento do 9º Congresso Internacional do Alumínio, ocorrido em 10 de abril, uma cerimônia especial foi reservada para reconhecer os destaques técnicos apresentados nos dois dias do evento. Quatro estudos foram agraciados com o prêmio de “Melhores Trabalhos Técnicos”, destacando a relevância e inovação das pesquisas realizadas. Rafael Salomão, da Universidade de São Paulo

Miles Prosser, do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), projeta maior uso do alumínio em escala global

Durante o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e que atraiu mais de 550 participantes nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Miles Prosser, secretário-geral do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), enfatizou as projeções que indicam um aumento significativo na escala mundial

Rolar para cima
Rolar para cima