87066449_2664993860249886_7426767202390376448_o (1)

CBA e Novelis assinam parceria para desenvolver soluções de alumínio para o setor automotivo

A intenção é melhorar o desempenho, a segurança e o consumo energético dos automóveis

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Novelis assinaram no dia 20 de fevereiro um termo de cooperação tecnológica com o Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CIT Senai) de Minas Gerais, com foco na otimização de ligas de alta resistência de alumínio para o setor automotivo. A iniciativa será coordenada pela Unidade Embrapii Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais.

A intenção é melhorar o desempenho, a segurança e o consumo energético dos automóveis, desenvolvendo duas ligas com amplo leque de aplicações. Deve ser gerado um produto competitivo e que se antecipe às futuras demandas da mobilidade.

“A busca por aumento da eficiência energética nos veículos é demanda crescente da cadeia automotiva e a incorporação de novas soluções que atendam a esse desafio passa pela utilização do alumínio. Parcerias estratégicas com os principais stakeholders do setor e instituições de ponta são fundamentais para o amadurecimento do mercado brasileiro”, explica Nataly Yoshino, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA.  

A Novelis comentou o acordo em suas redes sociais:

“Líder mundial em laminados de alumínio para o setor automotivo, a Novelis assume também o protagonismo do desenvolvimento desse setor no Brasil. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) e empresas do setor, assinamos um inédito acordo de cooperação técnica com o CIT Senai para desenvolver ligas de alta resistência que atendam às necessidades da indústria automotiva nacional. Isso é Inovação! Por ser um material mais leve, o alumínio agrega vantagens como diminuição do peso do veículo, economia de combustível e redução de emissões. Isso é sustentabilidade!”

Assim como CBA e Novelis, também participam do projeto as empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Aethra Sistemas Automotivos e 6PRO Virtual and Practical Process, sendo parte do investimento proveniente do Programa Rota 2030 do Governo Federal, que estimula a a competitividade da indústria nacional, incentivando a realização de pesquisas e desenvolvimento.

Veja também:

Setor do alumínio será essencial para o transporte no pós-pandemia

Até o início da pandemia, 8,3 milhões de passageiros eram transportados nas linhas disponíveis do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Grande São Paulo. Já os ônibus levavam cerca de 8,8 milhões de pessoas todos os dias. Aglomerações, como se sabe, são perfeitas para a proliferação de vírus respiratórios. E nesse

A importância de projetos cooperativos para a cultura da inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) realizou um webinar na última terça-feira, 30 de junho, para mostrar como a união entre empresas pode fortalecer a inovação no pós-Covid-19. Desde a fundação, em 2013, a organização social já superou a marca de 100 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação cooperativos, modalidade na qual

Cresce procura por baús de alumínio na 4Truck

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus,a 4Truck, empresa de implementos rodoviários feitos de alumínio para o segmento leve, aumentou em 50% o número de orçamentos no mês de maio. O crescimento se deve à demanda de transportadores e frotistas ligados à entrega de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza, entre outros serviços fundamentais nesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu