87066449_2664993860249886_7426767202390376448_o (1)

CBA e Novelis assinam parceria para desenvolver soluções de alumínio para o setor automotivo

A intenção é melhorar o desempenho, a segurança e o consumo energético dos automóveis

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Novelis assinaram no dia 20 de fevereiro um termo de cooperação tecnológica com o Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CIT Senai) de Minas Gerais, com foco na otimização de ligas de alta resistência de alumínio para o setor automotivo. A iniciativa será coordenada pela Unidade Embrapii Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais.

A intenção é melhorar o desempenho, a segurança e o consumo energético dos automóveis, desenvolvendo duas ligas com amplo leque de aplicações. Deve ser gerado um produto competitivo e que se antecipe às futuras demandas da mobilidade.

“A busca por aumento da eficiência energética nos veículos é demanda crescente da cadeia automotiva e a incorporação de novas soluções que atendam a esse desafio passa pela utilização do alumínio. Parcerias estratégicas com os principais stakeholders do setor e instituições de ponta são fundamentais para o amadurecimento do mercado brasileiro”, explica Nataly Yoshino, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA.  

A Novelis comentou o acordo em suas redes sociais:

“Líder mundial em laminados de alumínio para o setor automotivo, a Novelis assume também o protagonismo do desenvolvimento desse setor no Brasil. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) e empresas do setor, assinamos um inédito acordo de cooperação técnica com o CIT Senai para desenvolver ligas de alta resistência que atendam às necessidades da indústria automotiva nacional. Isso é Inovação! Por ser um material mais leve, o alumínio agrega vantagens como diminuição do peso do veículo, economia de combustível e redução de emissões. Isso é sustentabilidade!”

Assim como CBA e Novelis, também participam do projeto as empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Aethra Sistemas Automotivos e 6PRO Virtual and Practical Process, sendo parte do investimento proveniente do Programa Rota 2030 do Governo Federal, que estimula a a competitividade da indústria nacional, incentivando a realização de pesquisas e desenvolvimento.

Veja também:

Alumínio aplicado no primeiro Airbus 380 a entrar em operação se transforma em souvenir

Em janeiro deste ano, o primeiro avião do modelo Airbus 380 foi totalmente desmontado. Parte das 560 toneladas da fuselagem foi transformada em sete mil etiquetas de alumínio para bagagem, com edição limitada. O produto foi fabricado pela Aviation Tag, empresa especializada na transformação do material proveniente de aeronaves em souvenir. As etiquetas exclusivas podem

Novelis mantém parcerias estratégicas no setor automotivo

Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais. Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu