cba_teto_aluminio_materia

CBA e Marcopolo desenvolvem projeto de alumínio para teto de ônibus

Parceria resulta em solução leve, resistente e sustentável

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Marcopolo, multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, estão a todo o vapor com o projeto Teto de Alumínio. Essa colaboração tem resultado em uma solução inovadora e sustentável para os tetos dos veículos, substituindo a tradicional fibra de vidro e trazendo uma série de benefícios em termos de leveza, facilidade de manuseio, acabamento, resistência, segurança e eficiência energética.

A iniciativa de cocriação e coengenharia entre as duas empresas deu-se no Centro de Soluções e Serviços da CBA, onde engenheiros e especialistas trabalharam juntos para desenvolver essa nova peça. O uso do alumínio como material principal para os tetos dos ônibus proporciona vantagens tanto para os fabricantes como para os usuários finais.

Além de garantir maior leveza aos veículos, o novo teto de alumínio oferece resistência superior, assegurando proteção eficaz contra intempéries e impactos. Isso contribui diretamente para a segurança dos passageiros e a durabilidade dos ônibus.

Outro ponto forte é a melhoria na eficiência energética dos veículos, pois, com o uso do alumínio, o consumo de combustível é reduzido, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa. O Teto de Alumínio já foi totalmente implementado em cerca de mil ônibus.

De acordo com Luciano Resner, diretor de Operações da Marcopolo, a cocriação e a coengenharia das duas empresas foram fatores fundamentais para o sucesso da iniciativa.

“O projeto Teto de Alumínio está sendo um sucesso absoluto no mercado e estamos extremamente felizes com os resultados. Trouxe ganhos espetaculares para o nosso carro, com redução de mais de 30% de peso, o que impacta positivamente o consumo de combustível, além de utilizar o alumínio, que é totalmente reciclável e com um nível de acabamento muito superior”, afirma Resner.

As novidades das duas empresas não param por aí. A CBA também está envolvida na coengenharia com a Marcopolo Rail, nova unidade para veículos sobre trilho de passageiros, que atende um novo mercado no Brasil a partir da nacionalização de vagões de passageiros para diversos modais, como aerotrens e VLTs, entre outros.

Informações: Relatório Anual da CBA

Foto: Divulgação CBA/Marcopolo 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima