cba_teto_aluminio_materia

CBA e Marcopolo desenvolvem projeto de alumínio para teto de ônibus

Parceria resulta em solução leve, resistente e sustentável

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Marcopolo, multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, estão a todo o vapor com o projeto Teto de Alumínio. Essa colaboração tem resultado em uma solução inovadora e sustentável para os tetos dos veículos, substituindo a tradicional fibra de vidro e trazendo uma série de benefícios em termos de leveza, facilidade de manuseio, acabamento, resistência, segurança e eficiência energética.

A iniciativa de cocriação e coengenharia entre as duas empresas deu-se no Centro de Soluções e Serviços da CBA, onde engenheiros e especialistas trabalharam juntos para desenvolver essa nova peça. O uso do alumínio como material principal para os tetos dos ônibus proporciona vantagens tanto para os fabricantes como para os usuários finais.

Além de garantir maior leveza aos veículos, o novo teto de alumínio oferece resistência superior, assegurando proteção eficaz contra intempéries e impactos. Isso contribui diretamente para a segurança dos passageiros e a durabilidade dos ônibus.

Outro ponto forte é a melhoria na eficiência energética dos veículos, pois, com o uso do alumínio, o consumo de combustível é reduzido, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa. O Teto de Alumínio já foi totalmente implementado em cerca de mil ônibus.

De acordo com Luciano Resner, diretor de Operações da Marcopolo, a cocriação e a coengenharia das duas empresas foram fatores fundamentais para o sucesso da iniciativa.

“O projeto Teto de Alumínio está sendo um sucesso absoluto no mercado e estamos extremamente felizes com os resultados. Trouxe ganhos espetaculares para o nosso carro, com redução de mais de 30% de peso, o que impacta positivamente o consumo de combustível, além de utilizar o alumínio, que é totalmente reciclável e com um nível de acabamento muito superior”, afirma Resner.

As novidades das duas empresas não param por aí. A CBA também está envolvida na coengenharia com a Marcopolo Rail, nova unidade para veículos sobre trilho de passageiros, que atende um novo mercado no Brasil a partir da nacionalização de vagões de passageiros para diversos modais, como aerotrens e VLTs, entre outros.

Informações: Relatório Anual da CBA

Foto: Divulgação CBA/Marcopolo 

Veja também:

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Toshiba lança bateria com alumínio para veículos elétricos

A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais. As baterias

Rolar para cima
Rolar para cima