NR165915

Casa leve de alumínio pode ser montada e realocada

Protótipos já foram instalados na Escócia e Inglaterra

Com foco na sustentabilidade, o escritório do arquiteto escocês Roderick James assina uma casa de alumínio cujas partes podem ser transportadas e montadas, em curto prazo de tempo, como acomodação temporária ou espaço adicional permanente.

Dois protótipos do Airship, como foi batizado o projeto, já foram construídos até o momento. Um está localizado nos arredores de Eagle Rock, na costa Oeste da Escócia, enquanto outro fica em East Sussex, na Inglaterra. Ambos com belos cenários, que podem ser apreciados por meio das esquadrias com vidros duplos.

O alumínio foi considerado o material mais indicado para o projeto, porque os edifícios pré-fabricados de madeira, comuns em países desenvolvidos, podem sofrer danos na estrutura caso sejam desmontados, deixando de ser uma opção econômica. O metal, por sua vez, não requer manutenção, é leve, sustentável e fácil de manusear.  

A construção modular permite que a casa seja fornecida em qualquer comprimento. Uma das versões – 4,4 m largura x 6 m de comprimento – apresenta dois quartos, que podem ser interligados e equipados com rodas, permitindo a movimentação. O modelo padrão, com 9,2 m de comprimento, abrange área de estar, jantar, cozinha, quarto e banheiro.

O teto foi projetado para coletar água da chuva, que é armazenada em recipientes no subsolo. Além disso, pode conter painéis fotovoltaicos.

Confira mais imagens (crédito das fotos: Nigel Rigden):

Veja também:

Soluções com alumínio marcam presença na Expo Revestir 2020

Realizada em março, em São Paulo — antes da eclosão da pandemia do coronavírus/Covid-19 pelo Brasil —, a 18ª Expo Revestir, feira internacional para a área de revestimentos e arquitetura, contou com mais de 200 expositores e contabilizou cerca de 55 mil visitantes. O alumínio esteve presente nas novidades de vários estandes. O destaque verificado

Por que as esquadrias de alumínio são a solução ideal para uma construção?

Durabilidade, eficiência energética e versatilidade estão entre as principais vantagens da preferência pelas esquadrias de alumínio nas obras brasileiras. Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o segmento da construção civil figura entre os maiores consumidores de produtos transformados de alumínio, com crescimento de 7%, no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo

Alumínio integra estrutura de igreja em Chengdu, na China

O alumínio está presente na Igreja do Parque Sino-Francês de Chengdu, na China. A estrutura em si é composta por um perfil tubular de aço e foi criada nos moldes da silhueta de uma tradicional capela ocidental. Para não utilizar a solda, os arquitetos optaram pelo uso de perfis tubulares de alumínio, metal mais reciclável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu