NR165915

Casa leve de alumínio pode ser montada e realocada

Protótipos já foram instalados na Escócia e Inglaterra

Com foco na sustentabilidade, o escritório do arquiteto escocês Roderick James assina uma casa de alumínio cujas partes podem ser transportadas e montadas, em curto prazo de tempo, como acomodação temporária ou espaço adicional permanente.

Dois protótipos do Airship, como foi batizado o projeto, já foram construídos até o momento. Um está localizado nos arredores de Eagle Rock, na costa Oeste da Escócia, enquanto outro fica em East Sussex, na Inglaterra. Ambos com belos cenários, que podem ser apreciados por meio das esquadrias com vidros duplos.

O alumínio foi considerado o material mais indicado para o projeto, porque os edifícios pré-fabricados de madeira, comuns em países desenvolvidos, podem sofrer danos na estrutura caso sejam desmontados, deixando de ser uma opção econômica. O metal, por sua vez, não requer manutenção, é leve, sustentável e fácil de manusear.  

A construção modular permite que a casa seja fornecida em qualquer comprimento. Uma das versões – 4,4 m largura x 6 m de comprimento – apresenta dois quartos, que podem ser interligados e equipados com rodas, permitindo a movimentação. O modelo padrão, com 9,2 m de comprimento, abrange área de estar, jantar, cozinha, quarto e banheiro.

O teto foi projetado para coletar água da chuva, que é armazenada em recipientes no subsolo. Além disso, pode conter painéis fotovoltaicos.

Confira mais imagens (crédito das fotos: Nigel Rigden):

Veja também:

O papel do alumínio para a retomada do setor da construção civil

A retomada da economia no pós-pandemia é uma realidade que tem tomado forma dia após dia. No segundo semestre de 2020 isso já pôde ser percebido no setor da construção civil, cujo crescimento se manteve durante o primeiro trimestre de 2021. Embora o segundo trimestre deste ano tenha apresentado pequena queda, devido aos altos estoques

Cortina de alumínio assinada por Kengo Kuma é destaque em Barcelona

O renomado arquiteto japonês Kengo Kuma desenvolveu um projeto especial com alumínio como parte de uma série de intervenções de artistas e designers para a Casa Batlló – edifício modernista concebido por Antoni Gaudí, em Barcelona, na Espanha. O prédio figura na lista do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência

Projeção do PIB da construção sobe de 2,5% para 4% em 2021

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou, no dia 26 de julho, estudo sobre o desempenho econômico do mercado no segundo trimestre de 2021. Os dados apontam para crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021, retornando ao patamar previsto no início do ano. Se confirmado, será o maior

Rolar para cima