Casa Metal Final040 (1)

‘Casa de Metal’ é novo espaço cultural e de convivência em São Paulo

Local contempla o primeiro memorial da mineração e metalurgia da cidade

Na terça-feira, 3 de maio, foi inaugurada oficialmente a Casa de Metal, em São Paulo (SP). O espaço estruturado pela Quattro Projetos, com a chancela da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), contou com investimentos de mais de R$ 6 milhões, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Com cerca de 700 m² e quatro pavimentos, o local tem uma biblioteca aberta com títulos da história da mineração e metalurgia, espaço de realidade virtual, centro de memória, áreas para a realização de oficinas e exposições e um acervo com peças históricas da indústria. Há ainda um auditório para 200 pessoas para a realização de palestras e mostras de filmes.

“A Casa de Metal é um centro cultural e de convivência que possui uma coleção permanente e em construção. Nosso principal trabalho é difundir a história, a memória e a pesquisa nas áreas de mineração e metalurgia no Brasil. Queremos informar ao público em geral qual é a importância dos metais no cotidiano, o ciclo da produção e a sustentabilidade, além de apresentar obras de arte, arquitetura e design que nos permeiam a todo o tempo”, explica Letícia Brito de Sá, gerente Cultural do espaço.

Casa do Alumínio
Na parte externa do térreo, foi instalada de maneira permanente a Casa do Alumínio — Uma experiência de Arquitetura, Arte e Design. O projeto, apresentado inicialmente na Expo Alumínio 2018, chegou a ser uma exposição itinerante que viajou pelo País com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

“A intenção é mostrar para as pessoas o quanto tem de alumínio em objetos e eletrodomésticos e fazê-las enxergar o metal de outra forma, principalmente por meio de oficinas de artes com o público. Queremos continuar desenvolvendo essas atividades aqui. Temos um ateliê aberto e gratuito para fazer experimentações com metais”, diz Luiza Kumagai, museóloga da Casa de Metal.

 

“O contêiner cedido para a Casa de Metal traz as memórias fotográficas feitas por Hans Günter Flieg, as quais contam um pouco a história da indústria do alumínio no século 20, e diversas obras de arte como a de carpas feita pela artista Camila Misutani, com pintura à mão em chapas de metal”, explica Silvia Toledo, gerente do Centro Cultural do Alumínio (CCAL).


Fotos: Denis Davi

Inspiração
Flavio Quattro, diretor da Quattro Projetos, conta que foi a partir de visitas ao CCAL que surgiu a inspiração de criar a Casa de Metal.

“Esse prédio, sede da ABM, foi totalmente reformado e virou esse belo espaço cultural voltado à mineração e metalurgia, com patrocínio de mais de 20 empresas.”

 

“Em 2017, começamos o sonho. O endereço em que estamos é privilegiado, na cabeceira do Aeroporto de Congonhas, na Avenida dos Bandeirantes, além de ter um belo jardim. Essa, com certeza, foi a maior de todas as mudanças no prédio da ABM”, ressalta Karoline Gonçalves Azevedo Rivitti, integrante da diretoria Administrativa Financeira da ABM.

Serviço
Casa de Metal
Local: Rua Antônio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 09 às 18 h
Entrada: gratuita
Para mais informações, acesse: www.casademetalcultural.com.br

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Rolar para cima
Rolar para cima