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Carroceria BIW de alumínio tem peso 40% inferior à de aço, segundo Alumobility

Estudo comparativo também revela redução da complexidade e do número de peças da estrutura

A entidade global Alumobility apresentou um estudo sobre a conversão da carroceria BIW (Body in White) feita com material misto de aço por BIW intensivo de alumínio, durante a Conferência Automotive Circle’s Car Body Xperience, realizada no dia 26 de abril, nos Estados Unidos.

O BIW é a estrutura principal da carroceria de um carro no estágio de fabricação antes da pintura e da integração do motor, chassi, subconjuntos e acabamentos interno e externo.

Os resultados mostraram uma economia de peso de 40% para a soma das peças convertidas em alumínio, além de manter ou melhorar os atributos especificados do BIW para segurança, Ruído, Vibração e Aspereza (NVH, na sigal em inglês).

Além disso, o estudo apresentou oportunidades para a redução da complexidade desta estrutura e do número total de peças e juntas com o BIW intensivo de alumínio.

O projeto foi realizado em conjunto com uma montadora global, em uma de suas mais recentes estruturas BIW de veículos elétricos a bateria (BEV).

“Nosso objetivo é informar a indústria automotiva sobre os benefícios do alumínio, e essa Conferência nos ajudou a interagir com [fabricantes de equipamentos originais – OEMS], o que é fundamental para alcançar nossa missão”, diz o professor Mark White, diretor técnico da Alumobility.

No evento, a entidade global participou das discussões sobre como diferentes players da indústria automotiva e seus fornecedores estão lidando com os desafios relacionados ao peso do veículo; quais soluções foram desenvolvidas e implementadas até o momento; estratégias de custo, tempo e eficiência de recursos; e como as carrocerias podem ser projetadas para fornecer as melhores soluções.

Foto: Divulgação Alumobility

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