Na última semana, Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), participou do encontro do First Movers Coalition (FMC) em Genebra, na Suíça. O objetivo da sua participação foi discutir as iniciativas da indústria do alumínio em prol da descarbonização e reforçar o compromisso do Brasil de liderar a transição energética para um futuro mais sustentável.
O evento foi promovido pelo World Economic Forum e reuniu os principais stakeholders globais do setor.
Durante o encontro, Janaina destacou a necessidade de maior transparência e compreensão sobre as diferentes realidades enfrentadas pelas indústrias em diversas regiões.
“Sem regras claras e transparentes, especialmente em relação às metodologias, arriscamos transformar iniciativas bem-intencionadas em sofisticadas barreiras comerciais”, afirma.
Na ocasião, os participantes analisaram ainda temas como demanda do metal, políticas públicas e financiamentos, reconhecendo-os como elementos cruciais para impulsionar o setor rumo à transição energética.
O First Movers Coalition é um programa dedicado a impulsionar a descarbonização da economia global, reunindo mais de 101 empresas que assumiram o compromisso de reduzir as emissões de CO₂ em escala mundial.
Fotos: Divulgação ABAL