A Aston Martin apresentou a AMB 001 Pro, uma superbike de uso exclusivo em pista fechada e que terá produção limitada a 88 unidades. O modelo, desenvolvido e produzido em parceria com a Brough Superior, marca francesa de motocicletas de luxo, tem como um de seus principais destaques o motor de alumínio.
A supermoto entrega 225 cv — 45 a mais que a antecessora, a AMB 001, de 2019. O novo motor bicilíndrico de quatro tempos e 997 cc usa bloco produzido com a usinagem computadorizada (CNC) de um tarugo de alumínio da família 5XXX. É a primeira vez que essa técnica é utilizada em uma motocicleta de produção.
“Estamos particularmente orgulhosos do novo tipo de motor, com um bloco totalmente usinado de alumínio sólido, característica única para uma motocicleta de produção”, comemora Thierry Henriette, CEO da Brough Superior.
Segundo as empresas parceiras, o alumínio, presente também na suspensão, proporciona leveza e melhora a rigidez estrutural do motor. Na dianteira, o garfo usinado por CNC conta com triângulos articulados duplos e um monoamortecedor ajustável de pré-carga. Já na traseira, o braço oscilante também é usinado por CNC, com pivotamento no cárter do motor e monoamortecimento ajustável para pré-carga.
O logotipo lacewing da Aston Martin, estampado na carenagem frontal e no tanque de combustível, também é de alumínio. A marca utilizou o mesmo processo de gravação química no alumínio desenvolvido para o Valkyrie, que torna o emblema 99,4% mais leve que a versão regular de esmalte.
Para se ter uma ideia, o logotipo — protegido por uma camada de verniz — tem apenas 70 micrômetros de espessura, 30% da média de um fio de cabelo humano..
“Forma mais tecnologia é igual a desempenho. Não há separação entre os materiais avançados, design e capacidades técnicas da motocicleta. O piloto, parte dessa escultura em movimento, literalmente se sentirá como se fizesse parte da pista ao se deitar no topo do AMB 001 Pro”, detalha Marek Reichman, vice-presidente-executivo e diretor de Criação da Aston Martin.
A AMB 001 Pro será construída artesanalmente na fábrica Brough Superior em Toulouse, na França, e as primeiras unidades estão previstas para o quarto trimestre de 2023.
Foto: Divulgação Aston