Modern Factory Office Meeting Room: Diverse Team of Engineers, Managers and Investors Talking at Conference Table, Use Interactive TV, Analyze Sustainable Energy Engine Blueprints. High-Tech Facility

Alumínio sob demanda: indústrias investem em soluções para o mercado

Dentro da cadeia produtiva, áreas de Pesquisa e Desenvolvimento estão a todo vapor

Versátil, resistente, belo e infinitamente reciclável. O alumínio reúne tantos atributos e, por isso, atende diferentes necessidades do mercado e da sociedade, principalmente quando se tem a sustentabilidade do planeta como prioridade.

Nesse contexto, as indústrias que atuam na cadeia produtiva vão além dos portfólios de produtos e serviços e investem nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, as quais, por sua vez, atuam tanto de forma independente como em parceria com os clientes para elaboração de novas ligas, formatos e soluções sob medida.

Soluções personalizadas
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) trabalha para ser reconhecida como provedora de soluções e serviços para clientes.

“Inovação é um direcionador intrinsecamente ligado aos objetivos da empresa. O Diálogo Estratégico e o Roadmap da unidade de negócios de Transformados da CBA estabelecem os principais investimentos sempre norteados pela voz do cliente, mercado e tendências”, explica Nataly Yoshino, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Mercado da CBA.

Nos últimos anos, a empresa tem evoluído como parceira dos clientes com o modelo de atendimento a partir das ferramentas de key account management (KAM), com a viabilização de novos produtos em cocriação.  

A Hydro Extrusão, a partir da experiência local, rede global e recursos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), oferece desde perfis padronizados até produtos mais avançados para as indústrias.

“Temos uma área de aplicação e desenvolvimento de produtos para setores como Indústria, Construção civil e Automotivo, com especialidades em elementos finitos, materiais, processo de extrusão e projetos de caixilharias. A interação com os clientes é feita de diversas formas, com criação em conjunto de um produto ou projeto, e suporte técnico específico”, conta Alfredo Imagawa Júnior, gerente de Aplicação e Desenvolvimento da Hydro Soluções em Extrudados.

A companhia ajuda os clientes a especificar a melhor liga ou têmpera para o processo e aplicação do produto. Isso porque há ligas que são específicas para forjamento, usinagem, resistência à corrosão, condutividade térmica e elétrica e resistência mecânica.

Já a Novelis estimula o ambiente de inovação para alavancar resultados e superar os desafios da cadeia do alumínio de forma sustentável.

“O propósito da companhia, ‘Juntos, criamos um mundo sustentável’, nos orienta a todo momento e nos impulsiona a trabalhar de forma colaborativa para melhor servir os nossos clientes”, explica Guilherme Superbia, gerente de Excelência Comercial e Marketing da Novelis.

Segundo Superbia, do desenvolvimento à produção, os engenheiros e metalurgistas unem forças com clientes para reimaginar a função do alumínio em seus produtos e fornecer soluções rápidas e adaptáveis para qualquer desafio de fabricação que possa surgir.

Na Termomecanica todo o processo de inovação é orientado ao cliente, desde a definição das demandas até a priorização das atividades.

“Temos ações de inovação de curto, médio e longo prazos, com estratégias de projeto com foco em pesquisa aplicada”, relata Márcio Rodrigues da Silva, coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica.

De acordo com o executivo, a demanda viável, do ponto de vista de capacidade produtiva e da parte financeira, é colocada em regime de prioridade em toda a organização, pois inovar é a única forma de manter o crescimento contínuo no mercado.

Conheça algumas soluções criadas pelas empresas do setor do alumínio:

Embalagens coloridas
Recentemente, a Novelis desenvolveu tampas e anéis coloridos para latinhas de bebidas. No Brasil, o produto é diferente do utilizado nos Estados Unidos e Europa, pois conta com tecnologia sustentável e não demanda solventes no processo de pintura.

Soalho mais leve
A CBA produziu um soalho com alumínio para implemento rodoviário a pedido de um cliente que trabalha com caminhões graneleiros. O metal colaborou com a redução de 500 kg no peso total. A empresa também disponibilizou perfis que reduzem pela metade o peso da tampa lateral em comparação com outras gerações do produto.

Travessa competitiva
A Maxion, fornecedora de soluções para as principais montadoras do país, tem como um dos diferenciais na divisão de componentes estruturais o processo de co-design, atuando em parceria com os clientes para novos projetos.

A empresa desenvolveu uma travessa – componente estrutural que fica nos chassis do automóvel – para uma montadora.

“O produto estava para ser lançado e ao fazer os testes verificou-se que estava acima do peso e não era competitivo”, conta Marco Ricci, diretor de Inovação da Maxion Structural Components.

A Maxion sugeriu o uso de um aço mais nobre, que proporcionou uma redução de 25% do peso da travessa, mas ainda não atendia a expectativa do cliente. Em seguida, em parceria com a Novelis, utilizou uma liga de alumínio do mercado brasileiro e alcançou a diminuição de 60% do peso, concluindo o projeto.

Cabos elétricos
O cabo ACFR (aluminum conductor fiber reinforced) é um dos cases bem-sucedidos da Alubar. O condutor elétrico é composto por fios trapezoidais de alumínio liga termorresistente e com alma de compósito de carbono.

“Esse cabo foi criado para atender as demandas de aumento de potência de linhas existentes em que existem limitações físicas para ampliação. Na Alubar, já temos linhas de transmissão com cabos ACFR instaladas em São Paulo e Minas Gerais”, conta Giovane Veloso, gerente-geral de Engenharia e Montagens Industriais da Alubar.

Nova liga e processo de soldagem
A Hydro Soluções em Extrudados desenvolveu no Brasil a liga 2618, que consegue manter a propriedade mecânica em temperaturas mais elevadas.

A empresa ainda inovou com o “Friction Stir Welding“, processo de soldagem no estado sólido que tem como vantagem reduzir a zona termicamente afetada, porosidades oriundas da fusão do metal-base e a não necessidade do metal de adição. Isso se reflete em produtos mais leves, menor risco de falhas e abre uma gama de possibilidades para o alumínio.

Veículo aéreo não tripulado
Em parceria com a Embraer, a Prolind Alumínio criou algumas soluções para viabilizar um veículo aéreo não tripulado (VANT).

“Trabalhamos tanto nas características do alumínio, da liga, como na definição da geometria dos perfis e aplicação no protótipo do drone. A Embraer já está na fase de comercialização desse produto”, comenta Alan Mansim, supervisor de Vendas da Prolind Alumínio.

Veja também:

CCAL divulga lista de vencedores do Prêmio Alumínio Arte e Design

Promovido pelo Centro Cultural do Alumínio (CCAL), o Prêmio Alumínio Arte e Design recebeu inscrições de diversos trabalhos de todo o Brasil, a partir da participação de estudantes, profissionais e interessados em arquitetura, design, escultura e fotografia. O objetivo da premiação é destacar a importância do metal no dia a dia das pessoas e nas

Tekno Kroma recebe Troféu Transparência 2021

A Tekno Kroma, empresa que atua no mercado de revestimento de metais por meio do sistema de pintura coil coating, conquistou, pela 1ª vez, o Troféu Transparência 2021, concedido anualmente pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). “É o reconhecimento

Rolar para cima