Pontes mais verdes e econômicas estão se tornando realidade em todo o mundo, graças ao uso inovador do alumínio. O metal destaca-se como um material vantajoso para a construção de pontes, oferecendo uma combinação única de características que o tornam ideal para essa aplicação.
Sua leveza reduz a carga sobre as fundações e os pilares, facilitando o projeto e a construção. A alta resistência à corrosão garante a durabilidade da estrutura, mesmo em ambientes agressivos, diminuindo a necessidade de manutenção frequente — sem contar que o alumínio é 100% reciclável, o que reduz a necessidade de extração de novos recursos e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa.
Em Trondheim, na Noruega, por exemplo, está sendo construída uma ponte de arco em rede com estrutura de suporte de alumínio, sendo 1/3 desse metal proveniente da reciclagem de uma plataforma de petróleo desativada.
Iniciada em maio deste ano, a obra tem previsão de instalação para junho de 2025. A execução está a cargo da Administração Norueguesa de Estradas Públicas, em parceria com a Leirvik, empresa especializada em engenharia, suprimentos e construção com foco em projetos de alumínio.
Após sua construção, a passarela terá 55 m de comprimento e 9 de largura, pesando 60 t. Ao ser finalizada, ela fornecerá uma ligação essencial para pedestres e ciclistas, permitindo que eles atravessem com segurança as linhas ferroviárias da Estação Leangen e se dirijam ao centro da cidade de Trondheim.
Totalmente de alumínio
Outro exemplo de ponte de alumínio é a Arvida Bridge, construída em 1949-1950 em Quebec, no Canadá. Foi a primeira ponte do mundo produzida inteiramente de alumínio. Sua estrutura em arco com tabuleiro superior abrange 153,62 m, composta de três vãos, com o principal sendo um arco parabólico de 91,50 m de comprimento, elevando-se a 32,91 m acima da água.
A escolha do alumínio resultou em uma ponte que pesa apenas 163 t, metade do peso de uma estrutura similar de aço. A sua construção envolveu a colaboração da Alcan, que forneceu os materiais e a expertise técnica; da Dominion Bridge Company, que projetou a estrutura; da Pic Construction de Jonquière, responsável pela montagem da ponte; e da Surveyer, Nenniger et Chenevert (atual SNC-Lavalin), que supervisionou os trabalhos.
Dedicada a pontes de alumínio
A Maadi Group, empresa canadense especializada em projetos de pontes de alumínio, concluiu recentemente a instalação de duas passarelas fabricadas totalmente com esse material na Vila de Quaqtaq, no Norte de Quebec. As pontes, construídas sobre um rio que divide a cidade, têm o objetivo de melhorar a segurança e a acessibilidade dos moradores. Uma delas desvia os pedestres de uma passarela estreita destinada a veículos, enquanto a outra conecta residências e uma igreja ao centro médico e de enfermagem da vila.
As passarelas de alumínio de 18 e 30 m apresentam o dobro da capacidade de expansão térmica em comparação com as feitas de aço, adaptando-se às variações de temperatura entre o verão e o inverno com alterações de comprimento de até 30 e 50 mm, respectivamente. Além disso, suportam condições climáticas extremas, resistindo a ventos de até 130 km/h. A durabilidade do alumínio dispensa o uso de revestimentos ou acabamentos protetores, e a grade de segurança antiderrapante garante a segurança dos pedestres. As estruturas das passarelas de alumínio demonstram seu melhor desempenho em temperaturas extremamente baixas, como as do inverno, quando a resistência do material aumenta e se torna impermeável à neve, ao gelo e ao vento.
A maior da França
A empresa francesa PML marcou um feito histórico na engenharia da região ao inaugurar a maior ponte de alumínio da França, em novembro de 2007. A passarela, com 50 m de comprimento, foi construída para pedestres e ciclistas, cruzando o rio Salat e conectando áreas importantes da cidade.
O que torna essa obra ainda mais impressionante é o tempo recorde de instalação: apenas uma hora. A equipe da PML montou previamente a estrutura no local, agilizando o processo e minimizando o impacto no cotidiano dos cidadãos. A ponte de alumínio também é um exemplo de inovação e eficiência na construção civil da cidade.
O futuro da construção de pontes
A multinacional norueguesa Norsk Hydro, uma das líderes na produção de alumínio, defende o uso do metal em diversos projetos da construção civil e de infraestrutura, especialmente na construção de pontes, destacando seus benefícios em relação ao aço e ao concreto.
“O alumínio tem propriedades que permitem fazer grandes economias ao longo de toda a vida de uma ponte. E uma ponte pode durar cem anos. Uma tese de mestrado realizada por um aluno da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) mostra que o elemento de manutenção de uma ponte tradicional frequentemente excede os custos de construção. Portanto, é importante aumentar o conhecimento sobre materiais alternativos como o alumínio”, afirma Thomas B. Svendsen, engenheiro da Norsk Hydro.
O profissional complementa as vantagens do alumínio nesse segmento, as quais incluem resistência, facilidade de manuseio e moldagem, longa vida útil, baixa manutenção e alta reciclabilidade. Essas características o tornam ideal para a construção de pontes, especialmente em projetos que buscam reduzir custos e emissões de CO2.
A Noruega já possui projetos de pontes de alumínio, como a Forsmo, em Nordlan. Construída em 1995, ela comprova até hoje a durabilidade e baixa necessidade de manutenção do material. Já a ponte Langenuen é uma iniciativa que será desenvolvida pelo Fergefri E39 (projeto de infraestrutura rodoviária da Noruega que visa a eliminar as travessias de balsa ao longo da rota E39). Localizada no Sul de Bergen, a ponte sobre o estreito de Langenuen promete uma rota mais rápida e eficiente para os viajantes.
Vale salientar também que o alumínio tem sido utilizado como reforço em pontes de concreto, resultando em economia de material, redução de custos de manutenção e menor impacto ambiental.
Crédito da imagem de abertura: portal AlCircle.com