DCIM100MEDIADJI_0165.JPG

Alubar fornece cabos para linhas de distribuição de energia em Minas Gerais

Com os novos cabos com liga de alumínio, Cemig aumentará em 40% a capacidade da rede existente

Para aumentar a capacidade de condução de eletricidade de três linhas de distribuição em operação nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Varginha, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) adquiriu, por meio de pregão eletrônico, 192 km do cabo ACFR Alubar.

O produto será produzido pela fábrica da Alubar em Barcarena (PA), com entrega prevista para meados de 2020. Segundo a empresa, esta foi apenas a terceira venda deste tipo de condutor no Brasil e a de maior volume até então.

O cabo ACFR Alubar é um condutor formado por um núcleo de fibra de carbono, revestido por fios de liga de alumínio termorresistente com perfil trapezoidal, cujo nome técnico em inglês é Aluminum Conductor Fiber Reinforced/Trapezoidal Wire (ACFR/TW).

Na prática, isto significa que o cabo é mais leve e conduz mais energia, com o mesmo diâmetro dos convencionais com núcleo de aço (CAA). Com a troca nas linhas, a Cemig aumentará em 40% a capacidade de transmissão de energia elétrica da rede existente – mas, de acordo com a Alubar, os cabos ACFR Alubar têm capacidade para aumentar essa transmissão em até 80%, o que permite à Cemig conduzir ainda mais energia no futuro, sem a necessidade de substituir ou construir novas torres e sistemas.

Sidnei Ueda, engenheiro especialista da Alubar, explica que há várias outras linhas no Brasil nas mesmas condições e precisarão passar por uma repotenciação, tendência que deve aumentar gradativamente ano a ano, a partir de 2020.

“A necessidade de trocar os cabos das linhas velhas e a maior demanda por energia devem coincidir com uma procura maior pelo ACFR Alubar”, afirma.

Para se preparar e atender a mais esta demanda de mercado, a empresa realizou em 2018 obras de expansão que aumentaram em 80% a capacidade produtiva na fábrica de Barcarena, além de investir em contratação e desenvolvimento de pessoas, e na aquisição de novas unidades.

Veja também:

Alubar moderniza transmissão de energia na região metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba iniciou 2025 com um significativo aprimoramento na potência do fornecimento de energia elétrica. A linha de transmissão que interliga as subestações do bairro de Umbará, em Curitiba, e do bairro de Gralha Azul, em Araucária (PR), foi equipada com novos cabos elétricos ACFR (Aluminium Conductor Fibre Reinforced, que em português

Energia solar: Hydro Rein amplia participação no Brasil

Para fortalecer sua presença no mercado brasileiro de energia renovável e expandir seu portfólio operacional, a Hydro Rein adquiriu 20% do complexo solar Vista Alegre da Atlas Renewable Energy, empresa global com forte atuação na América Latina. Desde 2021, a Hydro Rein tem colaborado nesse projeto com a Atlas Renewable Energy e a Albras. Em

Instituto Alcoa abre inscrições para programa de voluntariado

 A Alcoa, por meio do Instituto Alcoa, abriu inscrições para o programa de voluntariado Action 2025. A iniciativa promove ações voluntárias com o apoio de colaboradores da empresa nos municípios em que atua: Poços de Caldas, Caldas e Andradas, em Minas Gerais; e Divinolândia e São Sebastião da Grama, em São Paulo. Organizações formalizadas e

Rolar para cima
Rolar para cima