Israel Santos_Divulgação MRN

Alubar e MRN investem em segurança preventiva no Pará

Certificadas, companhias usam a tecnologia a favor dos profissionais

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado nesta terça-feira, 27 de julho, destacamos as indústrias paraenses do setor do alumínio que investem em tecnologias e desenvolvem iniciativas para garantir ambientes adequados para os colaboradores.

No distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA), a Mineração Rio do Norte (MRN) – foto acima – conduz a produção de bauxita com ações de prevenção para manter as taxas de ocorrências em patamares abaixo de 1 (uma ocorrência a cada 1 milhão de horas trabalhadas).

“Nosso indicador em 2021 está em 0,64. O cuidado e o respeito pelas pessoas e meio ambiente e os ativos direcionam a empresa na melhoria contínua das condições de trabalho, eliminação e controle de perigos e diminuição de riscos, viabilizando operações mais saudáveis e seguras. É um valor que permeia toda a organização e não faz distinção entre empregados próprios e contratados”, relata Flávio Trioschi, gerente da área de Segurança no Trabalho.

Na busca pela evolução contínua na cultura de segurança, destacam-se as seguintes ações:

  • Diálogo diário de segurança;
  • Inspeções de campo;
  • Comitês de Segurança e Saúde (próprios);
  • Comissão de Segurança e Saúde (contratados);
  • Modernização da brigada industrial;
  • Integração dos empregados;
  • Capacitações;
  • Campanhas de informação;
  • Reforço, conscientização e participação ativa da gestão.

“Recentemente, a MRN fez o upgrade da certificação de gestão de saúde e segurança para a norma ISO 45001. Essa ação atesta a conformidade com os mais modernos padrões nessas áreas”, completa Trioschi.

Implementação de QR codes
Em Barcarena (PA), a Alubar – empresa que atua na produção de cabos elétricos e vergalhões de alumínio – instalou um sistema de leitura de QR codes colado nos capacetes dos colaboradores.

Por meio da tecnologia, é possível visualizar a carteira digital do profissional e a validade dos seus treinamentos. Assim, fica mais fácil saber se o operador está em dia com as permissões de trabalho em altura, espaços confinados ou outros locais que precisam de capacitação específica.

“Eles utilizavam uma carteirinha impressa, que poderia ser facilmente perdida ou desatualizada. Com os códigos, garantimos informação atualizada de fácil acesso, reduzindo os custos com impressão e confecção de crachás”, explica Rafael Conceição, técnico de Segurança do Trabalho da Alubar.

Nos últimos meses, a Alubar também investiu em diversas ações de segurança do trabalho operacional, sobretudo nas plantas brasileiras em Barcarena (PA) e Montenegro (RS).

Foram realizadas melhorias nas instalações, revisão de rotinas, mapeamento de riscos, sinalização, pintura, organização de fluxo de pedestres e veículos, além de adaptações de máquinas e equipamentos de proteção coletiva.

Em Barcarena, também foi desenvolvida a metodologia de Análise Pré-Tarefa (APT), que tem como objetivo estimular o colaborador a relembrar diariamente todos os riscos envolvidos durante a realização de suas atividades, garantindo um ambiente cada vez mais seguro.

 

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima