alcoa_preservacao_ambiental_materia

Alcoa Poços de Caldas reforça compromisso com sustentabilidade

Investimentos em novas tecnologias, transição energética e parcerias para preservação da biodiversidade reduzem emissões de carbono e aprimoram práticas socioambientais da empresa

A Alcoa Poços de Caldas tem se reinventado e investido cada vez mais em novas tecnologias e transição energética para aprimorar suas práticas de responsabilidade socioambiental.

Entre as principais iniciativas nos últimos anos, estão a troca de caldeiras de gás natural por energia elétrica, o uso de 30% de alumínio reciclado na produção e a implementação do filtro-prensa, equipamento que transforma a lama do beneficiamento da bauxita de úmida para seca.

Essas ações vêm possibilitando a redução de 30% na taxa de emissão de carbono desde 2019.

“Com isso, oferecemos aos clientes novos produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis, com baixa pegada de carbono, como as aluminas não metalúrgicas (NNA), que levam o Selo Sustana EcoSource”, destaca Rodrigo Giannotti, gerente de Refinaria e Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs).

A empresa também é a pioneira na implementação de um programa de reabilitação. Criado no final da década de 1970, ele serviu como base para o primeiro Manual de Reabilitação de Áreas Mineradas do Brasil, elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Para complementar sua agenda ESG (governança, social e corporativa), a Alcoa Poços de Caldas ainda investe em parcerias com o Instituto Federal Sul de Minas, a fim de realizar pesquisa visando à preservação da biodiversidade, disponibilizando o laboratório do Parque Ambiental para estudos nas RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Retiro Branco e Morro das Árvores. Juntos, conduzem projetos sobre ecologia da vegetação de campos de altitude, monitoramento da Mata Atlântica e instalação de corredores ecológicos.

Além disso, a empresa promove programas de conscientização ambiental no parque ambiental para crianças e jovens, incluindo o Cultivando a Mata Atlântica, o Parque de Portas Abertas e o Conexão Verde, envolvendo escolas locais em atividades educativas e de pesquisa.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

CBA abre inscrições para programa de estágio

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está com as inscrições abertas para o seu Programa de Estágio 2024, oferecendo vagas em diversas unidades da empresa, localizadas em Miraí (MG), Itapissuma (PE), Niquelândia (GO), Alumínio (SP), Araçariguama (SP) e São Paulo (SP). Visando a fortalecer a cultura de valorização das pessoas, o programa busca atrair estudantes

Alcoa Foundation e Pronatura unem-se para impulsionar desenvolvimento sustentável em Juruti, no Pará

Com o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Juruti, município localizado no coração da Amazônia paraense, a Alcoa Foundation estabeleceu parceria com o Instituto Pronatura International para criar uma cadeia de valor integrada que promova práticas sociais, econômicas e ambientais mais sustentáveis para as comunidades locais. Com duração de um ano, o estudo

Hydro e parceiros lançam projeto inovador sobre educação na Amazônia

Em agosto de 2023, a Hydro lançou o Itinerários Amazônicos, programa que desde então vem transformando vidas na Amazônia por meio da educação. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Iungo, Instituto Reúna e rede Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo de Sustentabilidade

Rolar para cima
Rolar para cima