A Alcoa Poços de Caldas completa sessenta anos de atuação neste mês de maio. Para celebrar a data, a empresa será homenageada em uma solenidade comemorativa marcada para o dia 27, na câmara municipal da cidade. Como parte das festividades, o espaço legislativo também sediará, de 2 a 13 de junho, uma exposição memorial que reunirá os principais marcos e conquistas da Alcoa ao longo de sua trajetória.
Pioneira da Alcoa no Brasil, a unidade de Poços de Caldas, todos esses anos tem se destacado por iniciativas inovadoras em sustentabilidade, com foco na transição energética, descarbonização, economia circular e gestão consciente de resíduos. Nos últimos dois anos, a planta reduziu em 34,5% suas emissões de carbono, resultado de ações como o uso de energia renovável em caldeiras elétricas e a incorporação de sucata de alumínio no processo produtivo — prática que economiza até 95% de energia em relação à produção de alumínio primário e evita a emissão de cerca de 16 t de gases de efeito estufa por tonelada reciclada.
Outro avanço relevante é a adoção do Filtro Prensa, tecnologia inédita no País que recebeu investimento de R$ 330 milhões e permite o reaproveitamento do resíduo de bauxita em forma de uma “torta” seca, já aprovada para uso na indústria cimenteira. A unidade também aposta em produtos de baixo carbono, como a alumina NMA com o selo Sustana EcoSource, e mantém forte atuação social: em 2024, destinou R$ 2,8 milhões a projetos socioambientais com recursos próprios, leis de incentivo e por meio dos seus braços sociais Instituto Alcoa e Alcoa Foundation, beneficiando diversas comunidades da região.
“Essas conquistas só são possíveis graças ao empenho e à dedicação de funcionários, contratados e parceiros que, juntos, transformam potencial em progresso verdadeiro”, afirma Rodrigo Giannotti, diretor de Operações da planta.
Foto: Divulgação Alcoa