Alcoa_Band_materia

Alcoa Poços de Caldas apresenta suas práticas sustentáveis na TV Band Minas

Programa Mundo dos Negócios exibiu a trajetória da Alcoa em Poços de Caldas, enfatizando sua atuação socioambiental, inovação e investimentos na região

A Alcoa Poços de Caldas foi destaque no Mundo dos Negócios, da TV Band Minas, programa que foi ao ar no dia 17 de agosto. Veja a entrevista completa:

 

Apresentada pelos jornalistas Marcos Maracanã e Fabiano Cazeca, a edição apresentou a trajetória da empresa na região de Poços de Caldas (MG), com ênfase em sua atuação socioambiental. Além disso, abordou o processo de mineração responsável e os projetos inovadores que impulsionam o desenvolvimento sustentável tanto do setor como da região.

Durante o programa, além de compartilhar um pouco da história da empresa no Brasil, que celebrará sessenta anos de atuação em 2025, Rodrigo Giannotti, gerente de Áreas de Resíduo de Bauxita e diretor-interino de Operações, falou dos investimentos em modernização e do aumento de eficiência na planta de Poços de Caldas.

“Cuidamos das nossas pessoas, agimos com excelência e operamos, de modo íntegro, com todo o padrão que o mercado exige. Lideramos com coragem, e é por meio dessa coragem que investimos em sustentabilidade e inovação.

A planta de Poços de Caldas vem avançando de geração em geração, e eu gostaria de destacar um ponto de sustentabilidade: a transição da disposição do resíduo de bauxita. Instalamos o Filtro Prensa e, por meio dessa inovação tecnológica, transformamos o resíduo líquido em placas sólidas, o que contribui para não poluir o meio ambiente”, enfatizou.

Fernanda Ferrante, gerente de Mineração, explicou o processo de mineração da Alcoa em Poços de Caldas, com foco na responsabilidade da empresa e nos avanços na reabilitação de áreas mineradas.

“A mineração da Alcoa realiza uma operação com forte compromisso com o respeito às comunidades onde atua e com a preservação ambiental. Operando em Minas Gerais, a uma certa distância da fábrica, conseguimos integrar nossas operações com o respeito à comunidade e à preservação ambiental. Na região, a bauxita se encontra de forma superficial, dispensando o uso de explosivos para o desmonte do material. A empresa utiliza equipamentos de pequeno porte para transportar o minério das minas até a fábrica, onde é disponibilizado no pátio para a refinaria”, informou.

Em relação à reabilitação das áreas mineradas, de acordo com Fernanda, a empresa realiza o processo com mata nativa, devolvendo ao local a vegetação original do bioma Mata Atlântica. Outro tema abordado pela gerente de mineração foi a participação das mulheres na companhia.

“A participação predominantemente masculina em nossas operações tem mudado muito ao longo dos últimos anos no setor de mineração. Hoje temos cerca de 30% de mulheres em nosso quadro e buscamos capacitação para aumentar essa quantidade, especialmente quando se trata da operação de caminhões e máquinas de pequeno porte, o nosso tipo de equipamento”, contou Fernanda.

A Alcoa mostrou ainda que a Fábrica de Pó de Alumínio em Poços é a única da Alcoa no mundo e a mais segura do gênero na América Latina. O projeto contou com um investimento de mais de R$ 330 milhões em um ano de trabalho.

Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação, também apresentou as ações socioambientais da Alcoa na região, demonstrando o compromisso da empresa com as comunidades e o meio ambiente.

“A chegada da Alcoa em Poços de Caldas há 59 anos, quase seis décadas de trabalho conjunto com a nossa comunidade, transformou muito o nosso município e toda a região. Trouxemos desenvolvimento social, atraímos empresas, colaboramos para o crescimento da infraestrutura do município como um todo, incluindo universidades e o mercado imobiliário. Conseguimos contribuir com tudo isso ao longo de todas essas décadas de trabalho aqui em Poços e região”, comemorou.

Além da questão da empregabilidade, Fernanda destacou que a preocupação com o ser humano é um valor fundamental da Alcoa, que se traduz no cuidado com as pessoas. E essa preocupação vai além do público interno, dos colaboradores: estende-se também à comunidade. A empresa tem como premissa o relacionamento com todos os seus públicos de interesse, como governo, imprensa, comunidade, vizinhos, clientes, fornecedores e prefeituras. Mantém um relacionamento positivo com as prefeituras de Poços de Caldas e região, o que é importante para alinhar não apenas a estratégia de operação da companhia, mas também seus investimentos socioambientais.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Exposibram 2024: Alcoa destaca inovação e sustentabilidade na mineração

Considerada a maior vitrine para a geração de negócios e debates sobre cenários e tendências do segmento de mineração, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024) será realizada de 9 a 12 de setembro na Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Na ocasião, a

Patrimônio histórico ganha nova vida com apoio da Novelis

A Novelis, empresa global de laminação e reciclagem de alumínio, está patrocinando a restauração do Pavilhão São João, localizado no Parque Vicentina Aranha, um patrimônio histórico em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O investimento permitirá a recuperação completa de uma ala do edifício, preservando um importante patrimônio cultural para as futuras

Rolar para cima
Rolar para cima