alcoa_hidrato_materia

Alcoa lança hidrato de baixo carbono

Produto é apresentado em congresso de saneamento da Assemae

A Alcoa acaba de divulgar um produto chamado “hidrato de baixo carbono”, fabricado em sua unidade de Poços de Caldas (MG). Estampando o selo Sustana EcoSource, ele faz parte da estratégia de transição energética da empresa. O selo atesta que ele tem baixa emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2e), inferior a 0,6 t por tonelada de alumina produzida, o que é abaixo da média do mercado.

O produto está sendo apresentado no 51º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), de 18 a 22 de setembro, em Poços de Caldas.

O hidrato integra a família Sustana™ da Alcoa, que compreende uma gama completa de produtos de baixa pegada de carbono, incluindo hidrato, alumínio primário e alumínio reciclado. A unidade de Poços de Caldas já registrou redução de 20% em suas emissões de carbono durante o primeiro quadrimestre de 2023, resultado de investimentos em inovação, como a alumina NMA (Non-Metallurgical Alumina) com o Sustana EcoSource, tornando-se a primeira alumina no mundo a receber o selo de baixa emissão de carbono.

A unidade de Poços de Caldas é a única fabricante desse produto, o qual é amplamente utilizado por empresas de tratamento de água no Brasil e também é exportado. Além disso, o hidrato de baixo carbono é empregado como insumo na fabricação de vidros.

“Agora, com a divulgação do hidrato certificado, nossos clientes também poderão mostrar que colocam em prática processos sustentáveis. Mais do que resultado de investimentos em boas práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa), essa conquista fortalece o nosso objetivo de reinventar a indústria do alumínio para um futuro mais sustentável”, destaca Fabio Martins, diretor de Operações da planta da Alcoa de Poços de Caldas.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima