sistema de sprays Alcoa em Juruti. Foto-Alcoa (2)

Alcoa e MRN investem em novas tecnologias e inovação

Objetivo é garantir maior sustentabilidade para as operações

As indústrias da cadeia produtiva do alumínio têm adotado ferramentas e soluções que possibilitam o aumento do ritmo de produção, redução de custos, segurança para os colaboradores e menos impacto ao meio ambiente.

Na Alcoa Juruti, no Estado do Pará, a instalação de um novo sistema de sprays permitiu a melhoria na etapa de lavagem da bauxita, com menor consumo de água e maior qualidade do produto.

“Substituímos o sistema de sprays por um dimensionado para nosso processo. As novas flautas possuem um sistema interno de limpeza que nos permite realizar a desobstrução dos bicos sem parar a produção. Além disso, o novo layout das tubulações proporciona maior pressão, aumento da eficiência de lavagem, redução de riscos na atividade de limpeza dos bicos e maior produtividade na manutenção das peneiras”, detalha Rafaela Oliveira, engenheira de Processos.

Para reduzir a velocidade de passagem do produto e proporcionar uniformidade do material em toda a superfície da peneira, foram instalados dispositivos especiais. Além disso, uma bomba booster garante melhor pressurização no jateamento de água, otimizando o uso do recurso natural. Atualmente, cerca de 70% da água no processo da Alcoa Juruti é reaproveitada.

MRN 

Na Mineração Rio do Norte (MRN) uma experiência bem-sucedida é o projeto de redução do custo da operação de transporte de bauxita nas minas, processo que gerou mais produtividade e segurança para os empregados. A iniciativa envolveu o uso de caminhões semirreboques, com maior capacidade de carga (70 t) em relação a frota anterior.

“Com a redução de 44 caminhões que trafegavam diariamente, diminuímos 30% da exposição dos empregados ao risco “, revela Rogério Junqueira, diretor de Operações da MRN.

Entre outras ações inovadoras da companhia estão: a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para acompanhamento de atividades e inspeções, a implantação dos aplicativos Construcode e SGG e o uso da tecnologia Georadar Portátil Terrestre (GPR) para o mapeamento, controle de lavra e orientação da sondagem.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima