sistema de sprays Alcoa em Juruti. Foto-Alcoa (2)

Alcoa e MRN investem em novas tecnologias e inovação

Objetivo é garantir maior sustentabilidade para as operações

As indústrias da cadeia produtiva do alumínio têm adotado ferramentas e soluções que possibilitam o aumento do ritmo de produção, redução de custos, segurança para os colaboradores e menos impacto ao meio ambiente.

Na Alcoa Juruti, no Estado do Pará, a instalação de um novo sistema de sprays permitiu a melhoria na etapa de lavagem da bauxita, com menor consumo de água e maior qualidade do produto.

“Substituímos o sistema de sprays por um dimensionado para nosso processo. As novas flautas possuem um sistema interno de limpeza que nos permite realizar a desobstrução dos bicos sem parar a produção. Além disso, o novo layout das tubulações proporciona maior pressão, aumento da eficiência de lavagem, redução de riscos na atividade de limpeza dos bicos e maior produtividade na manutenção das peneiras”, detalha Rafaela Oliveira, engenheira de Processos.

Para reduzir a velocidade de passagem do produto e proporcionar uniformidade do material em toda a superfície da peneira, foram instalados dispositivos especiais. Além disso, uma bomba booster garante melhor pressurização no jateamento de água, otimizando o uso do recurso natural. Atualmente, cerca de 70% da água no processo da Alcoa Juruti é reaproveitada.

MRN 

Na Mineração Rio do Norte (MRN) uma experiência bem-sucedida é o projeto de redução do custo da operação de transporte de bauxita nas minas, processo que gerou mais produtividade e segurança para os empregados. A iniciativa envolveu o uso de caminhões semirreboques, com maior capacidade de carga (70 t) em relação a frota anterior.

“Com a redução de 44 caminhões que trafegavam diariamente, diminuímos 30% da exposição dos empregados ao risco “, revela Rogério Junqueira, diretor de Operações da MRN.

Entre outras ações inovadoras da companhia estão: a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para acompanhamento de atividades e inspeções, a implantação dos aplicativos Construcode e SGG e o uso da tecnologia Georadar Portátil Terrestre (GPR) para o mapeamento, controle de lavra e orientação da sondagem.

Veja também:

Novelis premia fornecedores estratégicos

Organizado pela Novelis, o 5º Programa de Reconhecimento de Fornecedores teve a cerimônia de premiação realizada na última quinta-feira, dia 17 de junho. O evento foi on-line por conta da pandemia da Covid-19. “A Novelis busca, cada vez mais, aprimorar sua relação com os parceiros para vencer os desafios em constante mudança, atender as necessidades

MRN anuncia vencedores de concurso cultural promovido no Pará

A Mineração Rio do Norte (MRN) finalizou o concurso cultural “Orgulho de Crescer com a Natureza à Nossa Volta – Ano 2”, realizado no Pará, estado em que mantém operação de mineração de bauxita. Ao todo, mais de 120 trabalhos artísticos foram inscritos nessa iniciativa que busca valorizar talentos locais e dar visibilidade a experiências

Alcoa executa projeto de mentoria com jovens de Andradas (MG)

Os voluntários da Alcoa Poços de Caldas integram, pelo 2º ano consecutivo, o projeto Carta & Mentoria, promovido pelo Instituto Alcoa em parceria com a Atados, plataforma social online. A iniciativa visa à troca de cartas e sessões online de mentoria entre 25 voluntários e 25 participantes do projeto Jovem Feliz, realizado pela Secretaria Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima