Alinhada à ambição da Alcoa Brasil de atingir Net Zero até 2050, a Cattani, empresa de transporte parceira da Alcoa Poços de Caldas, deu um passo importante em direção à sustentabilidade. A empresa calculou suas emissões mensais de CO2 e constatou que conseguiu neutralizar o impacto ambiental de um ano inteiro de transporte dos funcionários da Alcoa, investindo em créditos de carbono do Projeto Envira Amazônia.
Por meio da aquisição de 350 Unidades de Carbono Verificadas (VCUs), foi possível neutralizar a emissão de 293,64 t de CO2, correspondentes ao período de abril de 2024 a maio de 2025.
O Envira Amazônia é uma iniciativa de conservação florestal que visa a proteger uma área de 39 mil ha de floresta tropical no Estado do Acre. Ela é certificada pela Verra, organização que atesta a eficácia de ações de combate às mudanças climáticas e promoção da sustentabilidade.
“A planta de Poços de Caldas, em Minas Gerais, é referência em inovação e sustentabilidade entre as unidades da Alcoa no Brasil e no mundo. O nosso objetivo é testar e colocar em prática projetos de descarbonização que podem ser replicados até em outras empresas do setor”, relata Thaiza Bissacot, diretora-regional de Meio Ambiente da Alcoa.
Foto: Divulgação Alcoa