Capa

Alcoa, CBA e Novelis são reconhecidas pelo Guia Exame de Sustentabilidade

As empresas são três das cinco premiadas na categoria Mineração, Siderurgia e Metalurgia

O levantamento sobre responsabilidade corporativa realizado pela revista Exame, a partir da consultoria independente ABC Associados, apontou Alcoa, CBA e Novelis como as empresas com melhores práticas dentro da categoria “Mineração, Siderurgia e Metalurgia” do Guia Exame de Sustentabilidade 2019. Nessa edição, 229 companhias que operam no Brasil se inscreveram para participar do ranking.

Alcoa
Este é o 11º ano em que a Alcoa Brasil está entre as empresas mais sustentáveis. “Reduzimos as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de água nas refinarias e a destinação de resíduos a aterros”, declara Otávio Carvalheira, presidente da empresa, no relatório de sustentabilidade. “Também focamos na segurança dos sistemas de rejeitos nas refinarias e minas, revisamos nossa governança e adotamos critérios ainda mais rigorosos de engenharia e inspeções das estruturas de contenção.”

Segundo o executivo, a Alcoa Brasil também está criando um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. Além disso, a empresa investiu mais de R$ 7 milhões em iniciativas socioambientais e de voluntariado.

CBA
Já a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participou pela primeira vez do levantamento nessa edição. “[O prêmio] é um reconhecimento significativo para a empresa; nosso resultado só comprova como as práticas e os processos estão alinhados com a sustentabilidade”, comemora Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da companhia. “O trabalho em equipe é fundamental, pois a sustentabilidade não é construída por um departamento, mas de forma transversal em todo o negócio”, complementa.

A CBA, vale registrar, acaba de receber a certificação internacional ASI, nos Padrões de Performance e de Cadeia de Custódia (CoC).

Novelis
A outra empresa do segmento do alumínio que figura no ranking, pelo 6º ano, é a Novelis. Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais para a América do Sul, “é muito gratificante ter o reconhecimento por nossas boas práticas; na Novelis, a economia circular é estratégia de negócio e a reciclagem é a espinha dorsal da companhia, favorecendo a cadeia produtiva”.

A empresa também foi mencionada pelas práticas em relação a assuntos sobre diversidade e inclusão social. “Nosso objetivo é que a diversidade seja uma causa que permeie a organização”, faz notar Eunice. “Temos a meta de contratar 30% de estagiários afrodescendentes, assim como elevar a presença de negros em cargos de coordenação”, completa.

As empresas reconhecidas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2019 estão divididas entre as melhores de acordo com cada setor e também como destaque entre 10 temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas, relação com clientes e ética e transparência.

Crédito da imagem de abertura: divulgação

Veja também:

30 anos da latinha de alumínio: Novelis tem papel decisivo no sucesso da embalagem

Conteúdo oferecido pela Novelis, patrocinadora Premium do portal Revista Alumínio Presentes nos mais variados estabelecimentos, as latinhas de alumínio começaram a ser fabricadas no Brasil em 1989. Apesar do tamanho compacto, o impacto delas no mercado nacional foi gigantesco. Atualmente, são produzidos cerca de 30 bilhões de latas por ano — a embalagem já envasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu