Capa

Alcoa, CBA e Novelis são reconhecidas pelo Guia Exame de Sustentabilidade

As empresas são três das cinco premiadas na categoria Mineração, Siderurgia e Metalurgia

O levantamento sobre responsabilidade corporativa realizado pela revista Exame, a partir da consultoria independente ABC Associados, apontou Alcoa, CBA e Novelis como as empresas com melhores práticas dentro da categoria “Mineração, Siderurgia e Metalurgia” do Guia Exame de Sustentabilidade 2019. Nessa edição, 229 companhias que operam no Brasil se inscreveram para participar do ranking.

Alcoa
Este é o 11º ano em que a Alcoa Brasil está entre as empresas mais sustentáveis. “Reduzimos as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de água nas refinarias e a destinação de resíduos a aterros”, declara Otávio Carvalheira, presidente da empresa, no relatório de sustentabilidade. “Também focamos na segurança dos sistemas de rejeitos nas refinarias e minas, revisamos nossa governança e adotamos critérios ainda mais rigorosos de engenharia e inspeções das estruturas de contenção.”

Segundo o executivo, a Alcoa Brasil também está criando um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo. Além disso, a empresa investiu mais de R$ 7 milhões em iniciativas socioambientais e de voluntariado.

CBA
Já a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participou pela primeira vez do levantamento nessa edição. “[O prêmio] é um reconhecimento significativo para a empresa; nosso resultado só comprova como as práticas e os processos estão alinhados com a sustentabilidade”, comemora Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da companhia. “O trabalho em equipe é fundamental, pois a sustentabilidade não é construída por um departamento, mas de forma transversal em todo o negócio”, complementa.

A CBA, vale registrar, acaba de receber a certificação internacional ASI, nos Padrões de Performance e de Cadeia de Custódia (CoC).

Novelis
A outra empresa do segmento do alumínio que figura no ranking, pelo 6º ano, é a Novelis. Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais para a América do Sul, “é muito gratificante ter o reconhecimento por nossas boas práticas; na Novelis, a economia circular é estratégia de negócio e a reciclagem é a espinha dorsal da companhia, favorecendo a cadeia produtiva”.

A empresa também foi mencionada pelas práticas em relação a assuntos sobre diversidade e inclusão social. “Nosso objetivo é que a diversidade seja uma causa que permeie a organização”, faz notar Eunice. “Temos a meta de contratar 30% de estagiários afrodescendentes, assim como elevar a presença de negros em cargos de coordenação”, completa.

As empresas reconhecidas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2019 estão divididas entre as melhores de acordo com cada setor e também como destaque entre 10 temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com a comunidade, gestão de fornecedores, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão de resíduos, mudanças climáticas, relação com clientes e ética e transparência.

Crédito da imagem de abertura: divulgação

Veja também:

MRN amplia projeto e garante estudo a alunos em comunidades do Pará

Jovens das comunidades do Alto Trombetas II, localizada na cidade de Oriximiná, Oeste do Pará, cursarão o Ensino Médio com a expansão do Projeto de Apoio à Educação Básica que a Mineração Rio Norte (MRN) mantém com as comunidades quilombolas vizinhas da empresa. “O projeto oferece escola com condições reais de participação desses alunos, para que

Ibram afirma que produção mineral cresceu 11% em 2019

No mesmo dia em que o IBGE divulgou que a indústria extrativa apresentou queda de 9,7% em 2019, sendo determinante para recuo de 1,1% no desempenho da produção industrial brasileira, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) apresentou outros resultados: segundo o órgão, a produção mineral, excluindo os segmentos de óleo e gás, cresceu 11% em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu