Alcoa

Alcoa apresenta case de sucesso de Juruti em evento sobre Amazônia

Iniciativa já beneficiou 10 mil pessoas em 138 comunidades do Oeste do Pará

Durante o Seminário Parcerias do Setor Privado pela Conservação da Amazônia, realizado pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), em Belém (PA), a Alcoa falou sobre a experiência com o Instituto Juruti Sustentável (Ijus), com destaque para a iniciativa do Fundo Juruti Sustentável (Funjus), no painel temático sobre “Desenvolvimento Territorial”.

Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa Brasil, destaca que o encontro foi positivo pela troca de conhecimento, experiências e boas práticas. “Tivemos a chance de conhecer iniciativas interessantes baseadas na biodiversidade e na aceleração de negócios, assim como a oportunidade de compartilhar nossas experiências em Juruti e mostrar como o desenvolvimento nos territórios de mineração pode ser feito de maneira integrada com a comunidade, governo e empresas.”

Criado há 11 anos, com aporte de R$ 3,5 milhões pela Alcoa no período de instalação do projeto de mineração, o Funjus é totalmente independente, gerido pelo Ijus. Ao todo, já foram executados 42 projetos, beneficiando cerca de 10 mil pessoas em 138 comunidades, sediadas em seis municípios do Oeste do Pará, incluindo Juruti, município em que a Alcoa opera a mina de bauxita.

A parceria da Alcoa junto ao Ijus resultou em importantes ações como a criação da unidade de conservação Parque Lago Jará, liderada pela prefeitura de Juruti e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Destaque ainda para o Juruti UP, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, para fomentar jovens empreendedores, e a Escola de Sustentabilidade Juruti, que já formou 40 lideranças focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do município.

Crédito da imagem de abertura: divulgação

Veja também:

Indústria 4.0 traz desafios e oportunidades para o setor do alumínio

Todos os segmentos industriais estão sendo impactados pelo digital. Realidade nos negócios, as novas tecnologias abrem caminhos diversos, desafiadores e ricos em oportunidades. “Trata-se de um processo contínuo de mudança, uma jornada onde cada empresa deve ter a capacidade de avaliar e usufruir o que considera melhor para agregar valor para o negócio”. Essa é

Alumínio é protagonista no cenário do musical “A cor púrpura”

Em cartaz no Theatro Net SP até janeiro de 2020, “A cor púrpura”, espetáculo inspirado no livro de Alice Walker, teve a cenografia indicada ao prêmio Cesgranrio de Teatro. O destaque do cenário é uma casa giratória sem paredes, com pilares e telhado de alumínio, projetada para retratar todas as moradias da personagem no decorrer da apresentação, a partir da mudança de ângulos. O alumínio foi usado devido à leveza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu