Shore crane loading containers in freight ship

ABAL esclarece que desde 2018 alumínio brasileiro paga sobretaxa aos EUA

Entidade disse ainda que não há posicionamento oficial do governo norte-americano sobre o anúncio de Trump no Twitter

Após a manifestação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Twitter sobre a restauração de tarifa para o alumínio brasileiro enviado para o país, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) explicou que, desde 1º de junho de 2018, as exportações do metal aos Estados Unidos já pagam sobretaxa.

De acordo com a ABAL, trata-se de um acordo ratificado no ano passado, quando se abriu a possibilidade de substituir a sobretaxa por cotas limitadas de exportação — o setor optou pela sobretaxa.

Segundo o post de Trump no Twitter, Brasil e Argentina têm promovido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os agricultores americanos. “Com efeito imediato, restaurarei as tarifas do aço e alumínio enviados para os Estados Unidos, a partir desses países”, declarou.

A ABAL esclareceu ainda que, exceto essa manifestação do presidente Trump, não há nenhuma posição oficial do governo norte-americano em relação ao tema.

Entenda o caso
Em março do ano passado, o governo norte-americano estabeleceu tarifa de 10% sobre o alumínio importados ao país. À época, o governo brasileiro argumentou que as tarifas estabelecidas eram injustificadas, mas que permanecia aberto para encontrar uma solução.

Logo depois foi dada a opção de trocar a sobretaxa por uma cota máxima de importação do alumínio brasileiro, opção rechaçada pelo segmento.

Apenas em novembro de 2019, a cotação do dólar teve alta de quase 6% frente ao real, atingindo o recorde histórico de R$ 4,2580 na última quarta-feira, dia 27.

Crédito da imagem de abertura: adobe.stock.com

Veja também:

Instituto Votorantim seleciona cidades para apoio no enfrentamento da Covid-19

O Instituto Votorantim lançou o edital “Municípios Contra o Coronavírus”, que selecionará até 20 cidades para receber assessoria técnica e especializada para as prefeituras, equipes da secretaria de saúde e de gestão, visando a apoiar o enfrentamento e gerenciamento da pandemia da Covid-19. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), braço do Grupo Votorantim, apoia a

Hydro ajuda sete municípios paraenses no combate à pandemia

A Hydro fará a distribuição de 25 mil cestas básicas e materiais de higiene para famílias em maior vulnerabilidade social, que vivem nos municípios próximos das suas atividades no Estado do Pará: Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-açu, Acará, Moju, Abaetetuba e Barcarena. Além disso, a companhia vai entregar cinco mil kits para testes de detecção

ABAL debate questões jurídicas relacionadas à pandemia

Diante das incertezas causadas pela disseminação do novo coronavírus no País, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) promoveu para seus associados o “ABAL Insights – Covid-19”, que contemplou três webinars. O objetivo foi discutir com advogados do escritório Lobo de Rizzo, que presta assessoria jurídica para a associação, os impactos no direito de ir e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu