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Retorno em grande estilo

Na década de 1940, a empresa norte-americana Airstream fez uma campanha publicitária em que mostrava um ciclista puxando um de seus trailers. O objetivo? Mostrar quão leve era o seu produto, feito inteiramente em alumínio. Quase 80 anos depois, a mesma empresa volta a impressionar o público com seu novo modelo: o Basecamp. A aposta no alumínio continua e o brilho que o metal proporciona ao descolado veículo recreativo, ou RV, do inglês recreational vehicle, reflete justamente a cara da nova geração. O lançamento virou febre nas redes sociais, mesmo com o preço mais elevado para o padrão da categoria — os compradores estão desembolsando cerca de US$ 35 mil para ter o RV de alumínio.

Mas o sucesso do trailer da Airstream passa longe de ser um golpe de sorte. A empresa fez um extenso trabalho de P&D e chegou à conclusão de que o perfil de quem acampa mudou: agora, são jovens que buscam maior contato com a natureza e menos tempo “vivendo” dentro de uma caixa de metal. Estes mesmos consumidores têm carros menores e buscam mais praticidade na hora de viajar. Foi assim que surgiu o Basecamp: compacto e sleek.

TIMING

O lançamento da empresa acontece em um momento positivo para o mercado nos Estados Unidos. Outro trailer, o Road Chief, lançado em 1934, ganhou uma releitura recente, com o mesmo visual clássico e a estrutura em alumínio, mas com toques da tecnologia digna do século 21.

O renascimento do modelo aconteceu graças ao casal John Long e Helena Mitchell, que adquiriram uma versão antiga para poderem viajar com conforto e acabaram entrando em contato com a família do criador, William Hawley Bowlus. Eles conseguiram o direito de reproduzir e vender o RV, que não decolou na época de seu primeiro lançamento por conta da Grande Depressão americana.

Bowlus e Wallace Byam, o idealizador da Airstream em 1931, trabalharam juntos, e o desenvolvimento em alumínio do primeiro inspirou os trailers feitos com o metal leve que surgiram nos negócios de Byam. E os criadores ficariam felizes de ver o bom momento pelo qual passa o mercado de veículos utilitários nos EUA.

ESTRATÉGIA

De acordo com a Associação da Indústria de Veículos Recreativos, os americanos deverão comprar cerca de 420 mil trailers até o fim de 2016 e as vendas subirão mais 4,4% em 2017. “Houve uma certa mudança e identificamos compradores mais novos. Estamos conquistando os millenials e fortalecemos a relação com a Geração X. Estas pessoas não querem unidades enormes”, afirmou Bob Martin, CEO da Thor Industries, empresa que detém a Airstream, ao site Bloomberg.

No começo de dezembro aconteceu a exposição comercial anual de RVs, em Kentucky, reunindo os principais nomes do mercado e o clima era de celebração. As empresas aproveitaram o momento econômico positivo para investir em novos modelos e lançamentos modernos. A estratégia de marketing falou mais alto nos negócios da Thor Industries. A campanha on-line da empresa investiu na imagem de famílias mais novas, com crianças, e uma atmosfera de aventura na natureza. Além disso, foi adicionada a palavra “utilidade” no tradicional nome, transformando-o em RUV — recreational utility vehicle —, detalhe que parece insignificante, mas que causou um impacto no consumidor. Desde seu lançamento, em setembro, o Basecamp tem recorde de pedidos de compra.

ALUMÍNIO

O investimento no tamanho menor e na leveza dos modelos está diretamente ligado à conquista dessa geração de consumidores. Por isso a presença constante do alumínio entre os mais populares. O Basecamp tem 5 metros de altura e sua estrutura em alumínio, o que garante a leveza valorizada pela marca, pesando cerca de 1.173 kg — 91 kg a menos que sua versão de quase uma década atrás. Na parte interna, o banheiro e a cabine também são revestidos com o metal. Além disso, o RV possui uma grande janela com vista panorâmica, armários italianos e sistema de som Bluetooth Bose. Já o clássico Road Chief é formado com mais de 5 mil rebites que prendem a estrutura de carga, o monocoque, até o subframe tubular.

O original possuía a estrutura traseira em aço, mas a versão renovada por Long é totalmente feita em alumínio. Com 7 metros de comprimento e cerca de 1.045 kg, é mais leve do que os trailers similares no mercado. No interior, os armários embutidos são de alumínio. “É, realmente, um desafio em termos de engenharia construir uma estrutura de alumínio, além de custar mais. Mas é exatamente por isso que o veículo é tão grandiosamente forte e leve ao mesmo tempo, sem perigo de enferrujar”, justifica Long.

O trailer possui sistema para ar-condicionado, micro-ondas, cooktop e uma minigeladeira. Seus recursos incluem sistema elétrico apoiado em energia solar, potente o suficiente para poder rodar com um ar-condicionado no máximo, além de pisos aquecidos, iluminação LED, pré-fiação para um painel solar opcional e um sistema de aquecimento hidrônico, que distribui calor por toda a cabine.

TENDÊNCIA

O movimento do mercado de veículos recreativos dos EUA caminha em harmonia com o setor automotivo, que tem produzido cada vez mais SUVs (sport utility vehicle) — veículos utilitários esportivos —, carros que, antes, não teriam potência suficiente para levar os RVs. Camionetes leves, que incluem SUVs, picapes e vans, tiveram um aumento de 59% nas vendas, número que não ultrapassou 55% no mesmo período ano passado, de acordo com a empresa de pesquisas Autodata Corp.

Com a onda aumentando nos EUA, os demais mercados podem entrar no movimento positivo dos trailers, incluindo o Brasil. Como o que aconteceu alguns anos atrás, quando o boom de foodtrucks norte-americanos chegou ao país sem muitas perspectivas e, até mesmo, certa desconfiança. E agora vemos um mercado solidificado nacionalmente. Com os bons ventos que sopram a favor do mercado de veículos recreativos, o Brasil pode pegar carona nesta tendência.


 

PARA OS AMIGOS

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A moda dos trailers também chegou para os melhores amigos do homem… A empresa canadense Straight Line Design lançou recentemente a linha de casinhas sobre rodas para os pets. São feitas com fibra de vidro, aço e alumínio — inclusive, o metal leve é parte das rodas dos trailers. Eles possuem iluminação LED, pisos de madeira e podem ter cores customizadas de acordo com o gosto do dono — e do cachorro.

ABRIGO ESPACIAL

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NÃO-HOTEL

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James Fry, empreendedor australiano, teve a ideia de criar uma hospedagem diferente em Melbourne. O Notel — ou “not a hotel” — se resume em seis trailers vintage Airstream, de alumínio, “estacionados” no telhado de um prédio. Fry comprou os veículos nos EUA e os enviou até a cidade. Hóspedes poderão viver dentro dos trailers de quase 10 m e totalmente equipados, com qualidade e atendimento 5 estrelas. O investimento de Fry chegou a US$ 1 milhão.

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