Quando pensou em começar um novo projeto, Maxwell Hazan, proprietário da Hazan Motorworks quis que o motor fosse o “coração” da motocicleta a ser criada. Buscou por um motor grande, no caso o 65 XLH, tirou a transmissão e fez um processo de solda no restante. Dali em diante, pensou no desenho e soube qual material usaria: o alumínio.
The Musket foi o nome escolhido para a criação de Hazan. Com uma potência de 1000 cc, apenas os pneus de carro BF Goodrich Silvertown, as rodas e o farol foram comprados para compor a motocicleta, enquanto todo o restante foi feito artesanalmente por Hazan – desde o pinhão da engrenagem até o cubo dianteiro. A origem do modelo eram chapas, tubos e tarugos de alumínio. O freio a tambor da motocicleta chama a atenção: era originalmente uma peça de alumínio de 200 kg que passou por um processo de corte em uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado).
A estrutura é feita com alumínio de alta resistência, assim como os tanques e para-lamas. O shock foi criado a partir de rolamento de bronze e o assento feito à mão à partir de um pedaço de nogueira envelhecida. Maxwell Hazan já foi premiado duas vezes pela Melhor Moto do Ano, pela Pipeburn, e com o novo modelo The Musket se aproxima de uma criação perfeita para os olhos e estradas.