Inovação é realizar, ou produzir algo novo, um produto ou um processo, diferentemente da criatividade, que apenas gera novas ideias. A velocidade das informações e das mudanças atuais impõe que as empresas inovem e criem novos produtos que podem até “matar” os atuais. Melhor fazer você mesmo, antes de outrem. A escolha é simples: inovar ou morrer. Inovar por meio das embalagens é muitas vezes mais simples e econômico. Além disso, a comunicação com o consumidor é imediata e direta. Inovação em embalagens é o motor da competitividade e a chave para um futuro próspero.
Inovações em embalagens devem e podem ocorrer em vários pontos da cadeia de fornecimento, seja na matéria-prima, nos acabamentos, na forma, na abertura ou fechamento, entregando conveniência, estilo (design), segurança, saúde e produtos sustentáveis.
É importante lembrar que toda vantagem competitiva tem tempo de validade. Dessa forma, a inovação deve fazer parte da gestão do negócio, no seu dia a dia. Como disse Philip Kotler em 1954: “A sobrevivência das empresas reside na sua capacidade de inovação e diferenciação por meio das novas marcas, conceitos e embalagens”.
Essas inovações têm criado novas oportunidades e ciclos de crescimento para as empresas convertedoras e para as usuárias dessas embalagens. Um dos maiores mercados é o de latas para bebidas (cervejas, refrigerantes e sucos). Mesmo nesse mercado tão tradicional, notamos algumas inovações, como variação de altura e diâmetro e cores do anel de abertura. Além disso, passaram a permitir aberturas maiores e refechamento.
Pudemos conferir na Europa a possibilidade de impressões com efeito tátil, como o energético Monster®. Outro exemplo é a japonesa Kirin®, que apresentou uma lata com relevo no corpo todo, criando um efeito especial com reflexos.
A marca de Tequila Sunrise® desenvolveu uma “coqueteleira” a partir de duas latas unidas por um anel plástico, de um lado esta a tequila no outro o limão. Criaram também outros coquetéis a partir da mesma proposta.
Atualmente já é possível utilizar impressão digital para latas e tubos aerossol, que possibilita a produção de pequenos lotes de embalagens, até mesmo individualizados, como nos equipamentos da AGFA®. Um bom exemplo é o case da Coca Cola® no projeto “Share a Coke®”.
Em relação às garrafas de alumínio, notamos a inovação em aplicar em novos mercados, como espumantes, vodcas, champanhes e energéticos, como exemplo a Chamane.®
Empresas têm usado essa alternativa para se posicionarem como vanguardistas, já que esse tipo de embalagem é usado apenas em campanhas sazonais.
A empresa alemã Warsteiner®, tradicional cervejeira que opera desde 1753, recentemente convidou uma série de estilistas e designers para decorar as garrafas. Nesse projeto utilizaram impressão digital, pois as quantidades eram limitadas. O sucesso foi retumbante.
Incluir foto da Warsteiner®,
Outras empresas, como a coreana Espresso Time®, optaram por garrafas mais simples decoradas com rótulos sleeve (termoencolhíveis). A repercussão entre os jovens foi relevante.
Da mesma forma, observamos que embalagens de alumínio têm grande aceitação entre os millenials, grupo de jovens nascidos a partir de 1980, público-alvo das campanhas de marketing, já que são formadores de opinião e o maior mercado do presente e do futuro.
Em relação às embalagens como “canecos” ou latas para alimentos como as de pescados, conservas e geleias, têm tido utilização crescente nos mercados europeus e americanos, em função do benefício de serem leves, não oxidarem e permitirem uma impressão de excelente qualidade. Também observamos nesses produtos a abertura com abre-fácil e tampas plásticas para o refechamento. No caso do atum da marca própria Auchan®, a impressão atinge inclusive o fundo da embalagem.
Um mercado incipiente no Brasil ainda é o das bisnagas de alumínio para alimentos, como molhos de tomate, mostardas e maionese.
Os tubos para aerossóis continuam crescendo em modelos, formas e novas aplicações. Chamou-nos a atenção a proposta inovadora da empresa chilena, Condensa®, que desenvolveu a partir do tubo uma embalagem para cápsulas. Eles incluíram uma tampa plástica com sistema de abre-e-fecha sobre um final de tubo largo, nomeado widesnap, e já estão comercializando a novidade para nutracêuticos e vitaminas para crianças. O apelo é a barreira e o fato de ser inquebrável.
Sem dúvida, uma inovação relevante nesse tipo de embalagem foi o sistema compressed de aerossóis para desodorantes, que permitiu usar menos embalagem para a mesma quantidade de produto. A novidade foi introduzida pela Unilever em 2013 e atualmente é adotada por várias empresas.
O mercado de produtos pessoais utiliza embalagens ou componentes em alumínio para diversas aplicações em maquiagem, como o batom da francesaClinique®, a embalagem do perfume Euforia® e do hidratante masculino Calvin Klein®, entre tantos outros que incorporam alumínio para expressar modernidade.
Ainda no mercado de cosméticos, em produtos antissinais e outros cremes, podemos notar a utilização das tampas de alumínio para valorizar o produto.
Aliás, o mercado de tampas de alumínio segue apoiando inovações em produtos pela conveniência e segurança, como no caso de vinhos, que graças à adoção da tampa screw, podem ser abertos e refechados com praticidade e segurança, mantendo as propriedades. Da mesma forma, notamos o uso de tampas de alumínio em águas e refrigerantes em suas versões nobres, sejam de rosquear ou abre-fácil.
Considerando as embalagens semirrígidas, percebemos grande potencial de crescimento no Brasil e na América Latina, a exemplo do que se encontra em outros continentes.
O arroz doce La Laitière®, da Nestlé®, é uma referência: corpo (ou base) impresso, bem como a tampa. Um espetáculo de comunicação em 360 graus. A qualidade de impressão, incluindo os meios-tons e a cobertura perfeita do amarelo, aguça o apetite e indica muitas possibilidades de aplicação.
A empresa alemã NIXE® também adota o mesmo tipo de embalagem com pote e tampa em alumínio, porém usa luva de papel cartão para a comunicação, provavelmente em função das quantidades produzidas.
Empresas de produtos para animais, como a espanhola Condis®, entre tantas outras que atendem os cuidadosos donos de pets, trazem práticos potes que se transformam em bandejas ou pratinhos, evitando a necessidade de sujar pratos. A marca Athena® desenvolveu uma tampa em formato para se diferenciar na gôndola.
Mercados de patês, como a austríaca-Inzerdorfer, têm utilizado as mesmas opções. No caso deste patê, o pote foi impresso e a tampa branca recebeu um autoadesivo para a identificação da variedade.
Esse mercado e o de geleias têm variado seus formatos entre retangulares, quadrados, ovais e redondos.
A mais interessante entre todas as aplicações que temos encontrado é a de pratos-prontos, como observamos em supermercados franceses, alemães e ingleses. O grande apelo é pela praticidade de levar o produto na embalagem diretamente ao forno, seja o convencional ou micro-ondas.
Há alternativas de utilização de bandejas de alumínio tipo smoothwall, em que a selagem pode ser feita diretamente na parede da bandeja. Também podem ser usadas bandejas simples com tampas plásticas termoformadas ou numa solução multi embalagem, como a da rede de supermercados de Luxemburgo, a Cactus®: a bandeja com a lasanha é inserida numa embalagem termoformada com fundo e tampa selada. Dessa forma, a vida de prateleira é prolongada.
As embalagens flexíveis seguem inovando em diversas aplicações. Nesse tipo de embalagem, a folha de alumínio é aplicada para aumentar a barreira e estender a vida de prateleira.
Um case muito recente foi o da embalagem da Aspirina® alemã, que ganhou um prêmio mundial na última edição do World PackagingOrganization (WPO) pela inovação na “entrega”: há um pré-corte a laser na embalagem que permite que a pílula praticamente pule da embalagem ao ser pressionada.
É importante estar atento às necessidades, inclusive as desconhecidas pelo consumidor final, a fim de surpreendê-lo e encantá-lo. As embalagens de alumínio têm a seu favor vários atributos interessantes, como a infinita reciclabilidade, a praticidade, a alta barreira, a leveza, o fato de não oxidar, de ser inerte, de ter altos índices de reciclagem, entre tantos outros.
O mais relevante é desenvolver uma embalagem melhor a partir de um bom projeto e estudos, pois: embalagem melhor promove um mundo melhor sempre.
Sucesso àqueles que se dedicarem a isso!
*Assunta Napolitano Camilo é diretora da FuturePack, consultoria de embalagens e do Instituto de Embalagens – Ensino & Pesquisa. Diretora do kit de Referências de Embalagens, do livro: Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros, e da coleção BetterPackaging Better World.