Alumínio como driver da inovação industrial

Por todo o último ano, o alumínio mostrou um crescimento excelente como material industrial. A tecnologia avançada dos processos e as vantagens ímpares e únicas do alumínio são extensamente aplicadas na engenharia do setor automotivo, setor dos transportes e na indústria de construção civil.

Partindo disso, não é uma surpresa que o número de expositores e, também, o espaço utilizado para a feira mundial ALUMINIUM 2016, que aconteceu em Dusseldorf, na Alemanha, tenham sido maiores e mais extensos do que nunca antes e frequentados por produtores, tecnólogos, designers e engenheiros de diferentes indústrias que produzem e usam alumínio.

A cada dois anos, durante a feira, premiamos produtos ou projetos nos quais o alumínio foi aplicado de maneira inovadora. Esses prêmios, os Aluminium Awards, são distribuídos para designers industriais, produtores, importadores, arquitetos, construtores e criadores, que competem em diversas categorias.

Pensamos que ao ganhar essa premiação, em qualquer que seja a categoria, não é apenas o reconhecimento para uma empresa por sua abordagem de negócios, mas é, acima de tudo, um importante impulso para a promoção do vencedor e o seu projeto de produto.
Analisando as inscrições para o prêmio, vemos claramente que a tendência da construção leve está ficando cada vez mais forte, com o passar dos anos.

A indústria automotiva é um driver importante para diversas inovações nesta área e, justamente por isso, a reciclagem do alumínio tem se tornado um fator-chave para o design industrial. Na categoria de Arquitetura e Construção, o vencedor foi Groven+ pela fachada de vidro de alumínio na parte superior de um edifício histórico, em Antuérpia, na Bélgica. Zaha Hadid, o arquiteto desse projeto, conseguiu transmitir a versatilidade do material, com a estrutura leve e o design moderno.

Premiamos também, como Jovem Talento, Niels Grafen, pela primeira motocicleta do mundo impressa em 3D. A Airbus APworks forneceu a liga de alumínio Scalmalloy®, que permitiu que a moto fosse colocada nas estradas tendo seus componentes estruturais impressos em 3D. Junto com o design biônico, este é o futuro dos novos produtos. A motocicleta é um excelente exemplo de todos esses novos desenvolvimentos.

Por isso, valorizamos conceitos importantes dentro dos projetos, que provam a preocupação e o compromisso dos participantes com a inovação. Como a originalidade e a funcionalidade do projeto, que deve ter um encontro de sua função tecnológica com a primária do usuário, além de ter um design harmônico, mostrando a preocupação nos detalhes da forma em relação com o material utilizado.

Levamos em consideração também nas avaliações a quantidade e tipo de recursos utilizados — matérias-primas, seres humanos, máquinas e energia — em relação aos custos de emissão e ciclo de vida, assim como a possibilidade de reciclar os materiais aplicados e as matérias-primas utilizadas.

Para esta última edição, a décima primeira, o júri decidiu conceder também, além dos prêmios por categoria, o reconhecimento de ALUMINUM LIFETIME ACHIEVEMENT à empresa do setor automotivo Audi, que foi pioneira na inovação em alumínio e, como tal, de grande importância para a promoção do alumínio nos últimos 20 anos.

Veja também:

Expo Revestir 2024: alumínio é destaque por minimalismo e sustentabilidade

A Expo Revestir, uma das principais feiras de negócios que apresentam materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construção, foi realizada de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), essa foi

A versatilidade do alumínio: inovações e aplicações na indústria médica

O alumínio, elemento essencial nos bastidores da indústria médica, desempenha múltiplos papéis que aprimoram a eficácia de remédios e a fabricação de equipamentos de alta tecnologia. Um exemplo é a produção de medicamentos que contêm hidróxido de alumínio, bem como vacinas, em que sua presença, em doses entre 0,3 e 1,5 mg por aplicação, não representa

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima